5 desculpas sobre o treino que tens de eliminar já da tua vida




Há duas perguntas que algumas seguidores me vão fazendo sobre treino e alimentação e que são: como arranjo motivação para acordar tão cedo e ir treinar e como é que se consegue ser disciplinado para manter uma alimentação saudável.

Antes de mais eu gosto sempre de explicar que  não sou assim tãoooooo disciplinada com a alimentação como provavelmente muita gente pensa, sim eu procuro alimentar-me bem a maior parte do tempo mas estou numa fase muito relaxada da vida e por isso quando me apetece comer algo fora do meu plano habitual eu como sem qualquer neura, JURO. O segredo aqui acho que passa por conseguir encontrar este equilíbrio que te permite manter uma alimentação saudável sem sentires que é penoso ou uma seca versus aceitar que sair da rotina de vez em quando não provoca estragos se a tua base estiver bem solidificada.

A parte do exercício acaba por ser mais fácil para mim porque eu amo mesmo treinar, e sempre foi mais tranquilo para mim ser regular no treino do que na alimentação. Eu treino com um prazer imenso e apesar de para muita gente, o horário a que treino ser difícil, para mim é aquele que me permite ser o mais funcional possível, porque ao fim do dia costumo dizer que sou uma espécie de tronco. 

Ora a verdade é que por mais dicas que vos dê, nada muda se vocês não mudarem uma coisa fundamental e que são:  As desculpas.

Nós somos peritos em arranjar desculpas especialmente quando alguma coisa não nos corre bem e ao longo destes anos eu percebi que são efectivamente as desculpas que minam o sucesso de um plano alimentar ou de nos tornarmos regulares no exercício e por isso mesmo vou deixar-te abaixo 5 desculpas que precisas mesmo de eliminar da tua vida para conseguires alcançar os teus objectivos ok?




1. Não tenho tempo


Acho que esta é a desculpa mais usada por todos não acham? Não tenho tempo para treinar, não tenho tempo para fazer marmitas, não tenho tempo. Faz-me um favor antes de continuares com esta desculpa: vai ao teu telemóvel e vê nas últimas 24h quanto tempo perdeste a usar o Facebook ou o Instagram por exemplo. Acredita que te vais surpreender, depois é só pegares nesse tempo que gastas a ver a vida dos outros e decidires apostar em ti. 

Posso ter sido muito dura mas a verdade é que salvo algumas excepções a maior parte das pessoas que diz não ter tempo apenas o gere mal. Não é preciso passar horas a treinar num ginásio e hoje em dia já há tantas aplicações e vídeos bons que bastam 30 minutinhos em casa para fazer a diferença, por isso da próxima vez que pensares que não tens tempo, larga o telemóvel.   

2. Não consigo gostar de ginásios.


Boa, eu também sabias? Já andei em vários, estive num bastantes anos mas simplesmente fartei-me no entanto em vez de me martirizar a tentar fazer uma coisa que não gostava decidi procurar novas opções e a verdade é que hoje em dia o que não faltam por aí são outras coisas para fazer. O exercício não pode ser considerado uma obrigação se não obviamente que não vai correr bem portanto se não gostas de ginásio considera outras hipóteses. Já te tinha falado aqui de grupos de treino outdoor, tens cada vez mais boxes de crossfit a abrir, tens imensa gente a dar treino personalizado na rua ou em casa e quem sabe não percebes, que o que gostas mesmo de fazer é dançar, nadar ou correr. Tens centenas de opções e as desculpas para não treinar não são uma delas.

3. Ontem treinei e hoje estou cheia de dores


É normal quando estás muito tempo parada ou mesmo quando até treinas regularmente e aumentas cargas o músculo ficar dorido, essa dor acontece devido a micro lesões musculares que podem ocorrer depois de treinares.  Quando sentes essas dores deves sim descansar o músculo que treinaste mas isso não implica deixar de treinar, basta que treines outro grupo muscular. Agora não vale é treinar todos os dias à maluca ok? O descanso é tão importante com o treino para obteres resultados.

4. Comecei a treinar e aumentei de peso


Sabias que é normal isto acontecer? Se estiveres a comer bem e a treinar regularmente começas a ganhar massa muscular e o músculo é sabido que pesa mais do que a gordura, portanto a melhor forma de perceberes que tipo de peso estás tu a ganhar é tirares as tuas medidas e se tiveres acesso usares uma balança de bioimpedância tendo noção que estas balanças também falham. Agora precisas é de ter atenção porque se usas a desculpa “eu treino eu posso” para comeres tudo o que te aparece é bem provável que o aumento de peso seja gordura mas isso não é culpa do treino mas sim tua 😊

5. Não estou a ver resultados, o meu corpo estagnou e eu desmotivei.


Infelizmente sei bem o que isto é, especialmente porque já treino há muitos anos e quando já tens um ritmo regular o corpo habitua-se. O que tens de fazer é não desmotivar e procurar dar novos estímulos ao corpo como aumentar cargas por exemplo. Imagina que já estás confortável há muito tempo com determinado exercício, pede ajuda a um profissional e procura fazer outras coisas que trabalhem de forma diferente o teu corpo e que te ajudem a subir de nível. E não te esqueças de uma coisa fundamental que é o descanso, às vezes não vês resultados porque simplesmente não dás tempo ao corpo para recuperar e entras em overtraining. Não sabes o que é? Vê este post e....



Esqueçe as desculpas!


Já me segues nas redes sociais?

9 comentários :

  1. Eu em termos de alimentação sou bastante saudável, tenho cuidado com os produtos de compra, tento fazer o máximo de coisas em casa e bebe bastante agua. Só falta mesmo é fazer exercício físico, mas em breve vou começar a correr e a fazer os meus exercícios no exterior porque acho o ginásio desnecessário.

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito bem Daniela, o que importa é mesmo isso encontrar algo que gostes de fazer e seguir em frente :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Nem imaginas o quanto precisava deste post babe <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  3. A primeira é a minha para quase tudo, mas a verdade é que me falta disciplina. ;) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é tudo uma questão de organização :) beijinhos

      Eliminar
  4. Este post está muito bom (como todos os outros) adoro este blogue! Mas vejo em mim algumas situações, principalmente, neste momento, a estagnação. Deixei o ginásio tentando me motivar para treinar em casa mas também não está a acontecer. Neste momento estou parada há algum tempo e também não me sinto bem comigo mesma! Mas acho que entendi por onde passa o meu problema, subir de nível. Estava num ginásio há já alguns anos, e é um ginásio onde não há máquinas, apenas aulas de grupo, e de ano para ano, as aulas eram iguais, a carga a mesma e chegou a um ponto que me desmotivei. Se calhar o meu "problema" passa em aumentar de nível, começar novas etapas, novas modalidades e ver no que dá pois quero muito voltar a estar motivada pois o exercício físico faz-me falta à mente :) Um beijinho grande
    http://anamakeawish.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ana muito obrigada pelo teu carinho :) sabes que o ano passado passei por uma fase idêntica? até falei disso por aqui. senti-me muito desmotivada com o meu ginásio, deixei de me identificar e por isso decidi procurar algo que me voltasse a apaixonar e aconteceu o crossfit. não há mal em sentires que precisas de novos estímulos mas não te acomodes a essa situação porque só te leva a sentires-te pior contigo propria :) beijinhos grandes

      Eliminar
  5. aquela motivação pra começar na segunda-feira e quando chega seguda... Não consigo �� quero melhorar isso esse ano!

    ResponderEliminar