Verão à porta! Dicas para Emagrecer


Olá!

Pois é estamos quase no final de Abril não é verdade? E têm estado uns dias maravilhosos em que já começa a ser impossível usar roupa que esconda o corpo, em que já começa a dar aquela vontade de ir para a praia e para ajudar a isto tudo, as redes sociais estão carregadinhas de marcas maravilhosas de bikinis e fatos de banho. 

Tu estás naquela fase em que começas a ver a celulite ali a viver no rabo e nas pernas, a barriguinha mais flácida e uma panóplia de defeitos em todo o teu corpo por isso quando alguém te diz a praticamente 2 meses do Verão que tem Dicas para Emagrecer os teus olhos brilham. 

Sim eu sei que o titulo é sugestivo chama-se clickbait, sabes o que é? São títulos criados e pensados unicamente para te deixarem curiosa e te levarem a clicar, mesmo que depois, o conteúdo seja uma verdadeira treta (e 99% deste género de artigos é), portanto lamento mas enganei-te, porque não te vou dar dicas para emagreceres até ao Verão mas consegui a tua atenção para perceberes melhor este género de anúncios.



O título que escolhi para este post é-te familiar não é? 

Especialmente nesta altura do ano diz-me lá quantas notícias por dia não lês com este género de promessa? A diferença entre mim e tantos artigos que são publicitados nesta altura é que eu estou a ser sincera contigo e eles não. Seja na rádio, seja na televisão e na internet estamos literalmente na época dos clickbait, porque apesar de muita informação as pessoas continuam a acreditar que a solução para todos os problemas está num frasco de suplementos.  

Durante muitos anos eu fui bastante sensível a este tipo de publicidade especialmente nesta altura do ano, aliás contei-te neste post que Abril sempre foi um mês complicado para mim, lia tudo na esperança de conseguir fazer desaparecer como por magia todos os quilos que tinha em cima do lombo e qualquer suplemento que me fosse vendido como a melhor coisa a tomar eu comprava. Gastei muito dinheiro em suplementos essa é que é a verdade e nunca obtive resultados com nenhum, mas ganhei grandes sustos. 

É verdade que há muita informação hoje em dia, é verdade que a maioria das pessoas em outras épocas do ano não se lembra destas maravilhas dos suplementos e até é capaz de afirmar à boca cheia que são uma grande porcaria, que fazem mal ou que não fazem nenhum efeito, mas depois chega exactamente a esta altura em que o calor começa a apertar e a cabeça de muita gente parece que encolhe e decidem começar a dar ouvidos a coisas que há uns meses atrás juravam a pés juntos nunca tomar. 


Para além dos suplementos começa a saga do exercício a doer. 

Dois treinos por dia, treinar todos os dias sem qualquer descanso, fazer treino de alta intensidade constantemente porque se não houve suadeira então não se queimou o bacon, começa a procura do plano perfeito e pessoas que nem sequer estão muito preparadas decidem agarrar em planos como o Insanity, olham para aquilo como a verdadeira solução e começam a treinar a um ritmo completamente louco. Para aliar a isto deixam claro de comer hidratos de carbono porque são uns malvados, fazem planos detox enquanto continuam a puxar pelo corpo a um nível completamente louco e claro se a este esforço todo se aliar um comprimido termogénico só para ajudar ali a queimar mais tanto melhor. 

Confesso que há várias coisas que me fazem confusão e os treinos bi-diários são uma delas. Eu estou numa fase de plenitude, treino com prazer e treino forte, treino essencialmente para performance mas tive alturas em que achava que estava a treinar pouco porque via imensa gente a treinar duas vezes por dia e achava que para conseguir resultados o caminho era por ali. Cada um sabe de si é verdade mas para mim que treino geralmente 1h por dia (às vezes estico até 1h30 mas porque fico a trabalhar skills na box) não percebo o que treinar duas vezes por dia possa trazer de tão benéfico se não estiveres por exemplo a preparar-te para alguma prova, por outro lado percebo que este ritmo todos os dias a alguém que não se esteja a alimentar correctamente pode levar a um desgaste físico e emocional tão grande, que na maioria das vezes as pessoas acabam desmotivadas, frustradas e com a boca enfiada num pacote de bolachas e numa tablete de chocolate. 

A verdade é que passar a ideia que treinar duas vezes por dia é normal, faz com que pessoas que estejam menos bem consigo próprias se questionem se estão ou não a esforçar-se e muita gente acha que é fraca ou que treina pouco porque não o faz. 


E depois, já repararam que a maioria dos artigos com promessas para emagrecer dizem quase sempre a mesma coisa? 

  • Bebe todos os dias 1.5lt água, quando estiveres perto do Verão aumenta para 3Lt
  • Bebe chá verde, preto, com gengibre e com todos os pós que puderes colocar.
  • Não comas hidratos a partir das 18
  • Faz cardio
  • Faz abdominais
  • Muita, muita proteína não te esqueças porque se não és um ovo podre
  • Tens fome? Come uma barrinha. 
Sério? Parece que o segredo para emagrecer é uma lista de compras e que basta fazer check em todos os pontos e chegas lá, curiosamente continuamos a ver pessoas com excesso de peso, será que é porque ainda não tiveram acesso a esta lista? Enfim confesso que pessoalmente adoro as pessoas que a solução para tudo é uma barrinha porque se tem proteína pode-se comer, juro adoro-as mesmo de coração. 

O que eu sinto é que todos os anos se fala deste assunto e de todo este desejo de alcançar o corpo perfeito a todo o custo, parece que as pessoas já estão no bom caminho e do nada basta aparecerem os primeiros raios de sol e cá estamos nós outra vez em busca da dieta perfeita, do suplemento milagroso e do melhor exercício para abater gordura em 2 semanas quando nada disto funciona porque se funcionasse não existiam pessoas gordas no mundo. 

Por isso da próxima vez que pensarem em clicar em algo que vos prometa emagrecimento rápido até ao Verão já sabem que é provável que venham a ter uma lista de compras predefinida para vocês e para tantos outros que vai dizer exactamente a mesma coisa que tantas outras e no fim só vos vai trazer frustração porque não adianta de muito colocar adesivos numa casa que não tem raízes sólidas. 

E isto meus amigos, estas raízes sólidas, este corpo saudável, bem nutrido, bonito e com um espírito que acompanha o físico, não se constrói em 2 meses, lamento. 



Já me segues nas redes sociais?


16 comentários :

  1. Gostamos deste post! É tão verdade o que dizes! Nós praticamos desporto e sabemos bem que as coisas não são como as promessas que fazem...

    Beijinhos e boa semana** :)
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que o maior segredo é ter consistência e não esperar milagres não é? beijinhos

      Eliminar
  2. São óptimas dicas e adorava poder ter tempo para o fazer. Eu sei que é sempre a mesma desculpa, mas é a verdade.

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na realidade não dei dicas nenhumas porque não existe segredo para chegar ao Verão top... Consistência durante todo o ano esse é o caminho :)

      Eliminar
  3. Não podias ser mais certa. Infelizmente a maioria das pessoas pensa a assim, nota-se logo a diferença da aderência no ginásio.
    O milagre aqui é cortar à boca e trabalhar todos os dias, ou então fazer um esforço, todos os dias. Nem sempre é facil, mas ninguem vai fazer o trabalho por nós, é como dizes "luta por ti, come por ti".
    Obrigada pelo post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui os picos dos ginásios lembro-me bem disso quando andava num, eu que sempre fui de manhã também nota a essa aderência que começava em abril hehehe. Beijinhos

      Eliminar
  4. Ahahahaha eu cliquei neste post precisamente por saber o que ias dizer sobre isto e é tão, mas tão bom!
    Humor à parte, acho triste que muitas de nós procurem (eu própria já o fiz em tempos) aperfeiçoar o corpo com base no medo dos olhares alheios na praia. Se há coisa que nunca deveria ser motivação para mudarmos algo em nós é essa.
    Não gostam, não olham. Quem tem que ver todos os dias somos nós e se não gostamos do que vemos em nós na praia, também não gostamos o resto do ano, logo há que aplicar esforços para mudar aquilo de que não gostamos durante o ano inteiro, não só em época balnear. :)

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo mesmo isso Cat. nao entendo como alguém só se incomoda verdadeiramente com o físico quando o tem de passear na praia e se for preciso em casa para o mostrar a quem realmente merece a pena já não há este temor. É aquela necessidade constante de aprovação da sociedade que existe nos dias de hoje. Se não estiverem super bem como vão partilhar a foto no instagram??

      Eliminar
  5. Não podias ter dito melhor! Aplaudo de pé :) *

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  6. " este corpo saudável, bem nutrido, bonito e com um espírito que acompanha o físico, não se constrói em 2 meses, lamento. " concordo plenamente, já treino à 2 anos, não completos, e nunca estou como quero. Vai se construindo ao longo do tempo!!
    já segui o teu blog :D

    http://beatriztriindade.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal haver insatisfação Beatriz gostamos sempre de mais o importante é perceber quando essa insatisfação já começa a tornar-se uma obsessão :) continua a treinar a alimentar-te bem e a ser feliz com as tuas escolhas isso é o que importa. Beijinhos

      Eliminar
  7. Tens toda a razão! Dicas e mais dicas iguais para toda a gente e que parecem simples de cumprir mas na realidade não é nada assim. O equilíbrio como dizes deve ser mantido todo o ano e é importante trocar-mos dicas mas basta de procurar dietas milagrosas!:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Daniela eu sou toda a favor de trocarmos experiências mas numa base de entre ajuda e não com o sentido de ter o segredo para o problema X até porque hoje há muito a mania de fazer a dieta da amiga e não pode nem deve acontecer. Um grande beijinho para ti.

      Eliminar
  8. Opa ri-me muito! É tão isso... obrigada por aligeirares um assunto que tanto me incomoda! Não só o "corpo de verão" (devia ser "corpo o ano inteiro" caramba) mas esses títulos de engodo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu tenho muita experiência de largos anos a esperar que estes títulos tivessem mesmo a fórmula mágica para o corpo top de verão ahahaha. Brincadeiras à parte infelizmente os clickbait estão em todo o lado e neste momento tornam a imprensa digital numa grande treta portanto e claro está esta altura em que se querem vender mil suplementos é perfeita para esta porcaria de desinformação. Um grande beijinho sarinha :)

      Eliminar