Nem tudo tem de ser saudável



Eu adoro ver cada vez mais gente preocupada com o que come e adoro ainda mais ver as pessoas motivadas para treinar. Sim é verdade que continuam a existir picos de treino como agora, que os primeiros raios de sol já começaram a chegar e as pessoas se lembram que precisam de queimar em 2 meses, tudo aquilo que andaram a acumular, desde que a época balnear de 2016 terminou, mas no geral noto, que há cada vez mais gente motivada e sensibilizada para o exercício e adoro isso. 

E eu como apaixonada pela vida saudável, gosto muito de descobrir receitas saudáveis e deliciosas para adicionar ao meu dia-a-dia e a verdade é que há cada vez mais excelentes opções para mantermos uma alimentação cuidada, mas sabem o que é que eu não gosto? De perceber que de repente tudo se tornou "demasiado saudável" inclusive as épocas especiais em que parece que já não se desfruta como deve ser, se não houver a opção sem glúten /sem lactose / sem açúcar. 


E confesso que isto, é coisa que me dá uma certa urticária.

Porque se o equilíbrio é a palavra-chave para uma vida sem nóias, então tem de haver espaço para celebrar épocas festivas em pleno, portanto quando vejo por essa internet fora grandes anúncios de doces de Páscoa saudáveis, sem glúten, sem lactose, sem açúcar e sem mil coisas fico um bocado desanimada porque parece que já não existe meio termo para nada.

Vejamos uma coisa, a Páscoa tal como o Natal acontece 1 vez por ano, a Páscoa tal como o Natal é só 1 dia, a Páscoa tal como Natal é uma época de celebração com doces característicos mas que existem exactamente naquela altura e depois puff vão à vida deles e regressam no ano seguinte, portanto porque raio naquele dia específico não podemos comer o folar tradicional, o ovinho delicioso ou as amêndoas com chocolate à vontade? 


O grande problema destas épocas, não está no dia em si 

Mas no festival de devaneios que começa uma ou duas semanas antes e como é óbvio, se começam a enfardar com muita antecedência guloseimas sem parar é lógico que vão engordar, mas aí não foi a Páscoa que vos engordou - porque a Páscoa é 1 dia - mas sim vocês mesmos que escolheram celebrar a Páscoa semanas antes e têm de aprender a aceitar as consequências das vossas escolhas.

A questão aqui é que as pessoas usam estas opções saudáveis para se permitirem abusar, tal como de há uns tempos para cá, anda uma moda esquisita em que basicamente as pessoas enfardam chocolates, bolachas ou barrinhas à grande porque têm proteína. Têm noção do palerma que é alguém comer um Snickers porque tem proteína - sim agora há destes chocolates com proteína e são caríssimos - mas se lhe dermos um Kit Kat já não comem porque engorda? 

Têm noção do palerma que é, ver pessoas a enfardar Oreos com proteína mas depois colocamos um pão com queijo à frente e não pode ser porque é de farinha refinada e o queijo tem lactose? Eu pergunto-me se esta malta tão dedicada ao saudável, alguma vez parou para ver com olhos de ver os ingredientes das barrinhas e bolachas que comem só porque tem proteína.

Querem ser saudáveis? Vivam com equilíbrio


Cuidem da vossa alimentação diariamente, comam o mais natural possível e permitam-se viver, e isto significa que se vos apetecer um chocolate, uma bolacha, um gelado ou uma pizza comam sem remorsos porque não é uma opção dita menos saudável que vos vai fazer engordar. Permitam-se aproveitar uma época de família e comam o que gostam, sem nóias, sem medos, sem estar a pensar que precisam de arranjar uma receita light para o folar, quando o folar ou o pão de ló são bons é assim, com açúcar. 

Lembrem-se que não é o que comem na Páscoa que vos vai fazer mal, mas sim o que comeram em todos os dias que antecederam esta época, portanto deixem-se de extremismos com o ser saudável e desfrutem tranquilamente de umas boas amêndoas juntamente com a vossa família OK?

Bom senso gente, por favor! 


Já me segues nas redes sociais?

14 comentários :

  1. Sem dúvida algo que defendo com unhas e dentes. Temos que criar espaço para comer o que o nosso coração pede, com moderação ❤️

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Isso e privarem-se de tudo mas quando nunca dia falham já vale o pensamento "perdido por 100 perdido por 1000"... Equilibrio é a base para tudo!

    Catarina A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois esse é um grande problema o encarar as coisas com extremos, já vivi muito tempo assim e sei bem o descontrolo que pode ser. Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Como sempre concordo tanto mas tanto contigo Vânia! Às vezes é bom arranjarmos alternativas mais saudáveis que se pareçam com os doces/salgados típicos para o dia-a-dia, ou para o fim-de-semana por exemplo, mas nunca para abusar! Estas alternativas saudáveis são óptimas porque se temos mesmo aquela vontade de comer um doce/salgado mais vale investir numa versão mais saudável e natural para o nosso corpo, mas isso não significa que vamos poder exagerar na quantidade! Depois, o sabor pode ser muito bom mas nunca será igual aos originais e por isso nos dias festivos como o Natal e a Páscoa não tem mal nenhum comer um chocolate daqueles com menos cacau, amêndoas bem docinhas ou o leite creme da nossa mãe! O problema, como dizes, está no facto de não fazermos isso num só dia.
    E quanto a essas modas da proteína e assim também me irrita muito até porque no geral nós já temos uma dieta cheia de proteína e não é por irmos dois dias ao ginásio que somos atletas... Como em tudo, há que ter equilíbrio e sobretudo devemos pensar um bocadinho por nós e querer sempre saber um pouco mais sobre as coisas e não comer só porque é moda..

    Beijinhos
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo isso Daniela, eu adoro opções saudáveis e até partilho regularmente por aqui algumas receitas de doces alternativos mas acima de tudo é preciso haver bom senso e entender que há alturas que faz todo sentido comer sem preoupações porque lá está é 1 dia. A maior parte de nós não somos atletas portanto 1 dia de vez em quando nas nossas vidas não é nada e faz bem ao espírito :)

      Eliminar
  4. Dei por mim a sorrir! Não podia estar mais de acordo. ��

    ResponderEliminar
  5. Não poderia estar mais de acordo! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Este post diz tudo, nota 10, sem nada a acrescentar!
    Beijinho
    http://anamakeawish.blogspot.pt

    ResponderEliminar