Muffins Vegan de Cacau, Manteiga de Amêndoa e Banana




Sexta feira combina com receitas a pensar no fim-de-semana e esta que é santa traz consigo 3 dias de descanso e mais tempo para nos aventurarmos na cozinha, por isso mesmo hoje partilho com vocês a receita tão pedida dos Muffins Vegan que fiz a semana passada e que tanta curiosidade causou no Instagram. 

A verdade é que ficaram bons. Ou melhor ficaram incrivelmente deliciosos e desapareceram em 2 dias, eu comi 2, ofereci uns quantos e o resto o rapaz cá de casa tratou-lhes da saúde porque efectivamente ficaram uma verdadeira delicia, onde o que chamou mais a atenção de quem comeu foi o contraste de vários sabores que se iam sentido a cada dentada e eu que fiz esta receita um bocado a medo fiquei toda orgulhosa.

Uma coisa nova que introduzi e que ando fascinada foram as cups. No workshop que fiz em Março de Cozinha Vegan para Principiantes by Cozinha Verde,  reparei que a Filipa usava todas as medidas em cups e tinha uns medidores muito giros e coloridos que acabavam por facilitar na hora de cozinhar porque não é necessário andar a pesar nada. Como achei aquilo fabuloso andei a pesquisar em lojas e acabei por encontrar na Amazon um conjunto que trazia 8 medidas diferentes, comprei e foi sem dúvida a melhor opção que fiz, porque poupa mesmo muito tempo na hora de cozinhar, podem ver abaixo nos produtos que vos sugiro para esta receita, as cups que falo. 

Posto isto e porque o que interessa é mesmo a receitinha e eu quero que metam as mãos na massa deixo-vos abaixo tudo explicado, depois se fizerem não deixem de me dizer se gostaram. 


Ingredientes para 12 Muffins

2 cups de farinha de aveia
1/2 cup de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1/4 cup manteiga de amêndoa (ou outra que mais gostem)
1/3 cup açúcar de côco (ou outro que mais gostem)
1/2 cup leite de amêndoa (ou outro que gostem)
2 colheres de sopa de vinagre (eu usei balsâmico)
2 bananas grandes e maduras

Opcional: pepitas de chocolate. Eu usei os nibbles da nakd de caramelo salgado, podem ver nos produtos abaixo também.

Para converterem cups para gramas vejam este link

Preparação

  1. Pré-aquecer o forno a 220 graus. 
  2. Colocar a farinha num processador de alimentos. Caso não tenham farinha, mas tenham aveia em flocos usam a mesma medida, colocam no processador e misturam até ficar farinha, eu faço isto muitas vezes porque fica mais barato do que comprar a farinha já pronta. 
  3. Juntar o cacau em pó, o fermento, bicarbonato de sódio, sal, manteiga de amêndoa, açúcar de côco, leite de amêndoa, vinagre e as bananas cortadas e misturar tudo até ficar uma pasta consistente. Se notarem que estão a ter dificuldade em misturar tudo juntem mais uma medida de leite. 
  4. Depois de obterem uma pasta, juntem as pepitas de chocolate ou os nibbles da nakd e misturem com uma colher para se incorporarem na massa. 
  5. Colocar nas formas para muffin e levar ao forno durante 5 minutos com a temperatura inicial. Depois baixar a temperatura para 175 graus e deixar cozinhar durante mais 5 minutos. 


E voilá estão prontos a servir, acompanhem com um chá e bom apetite.


Já me segues nas redes sociais?


11 comentários :

  1. Adorooooooo, vou experimentar! Que aspeto delicioso <3

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Mas que aspeto maravilhoso! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Se tem cacau ou banana tenho mesmo de experimentar, parecem deliciosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são mesmo Marta, experimenta que não te vais arrepender :)

      Eliminar
  4. Gostei de conhecer essa receita e de facto ficou com um aspecto maravilhoso ;3

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto tão delicioso :) parecem ser super ricos e saudáveis (ainda por cima), por isso vou mesmo seguir a tua sugestão e este fim-de-semana compro todos os ingredientes para me aventurar na tua receita!

    ResponderEliminar