Review Literário de Domingo



Este post devia ter saído no final de Janeiro porque estes foram os dois livros que li no primeiro mês do ano, mas por falta de tempo chega hoje ao blogue, num domingo solarengo que convida a uma boa leitura. 

No final do ano passado fiz este post sobre resoluções para 2017 e uma delas era efectivamente ler mais, por isso decidi que não só ia deixar de estar tempo agarrada ao telemóvel à noite, como ia tentar ler um livro por mês e a verdade é que não só consegui ler dois em Janeiro, como em Fevereiro já estou a finalizar mais um portanto por agora o balanço desta resolução é positivo. 

Ler tem-me feito muito bem, relaxa-me imenso ao final do dia e noto que ando muito mais atenta às novidades que vão saindo. tenho descoberto novos escritores muito bons e acima de tudo sinto que é uma forma maravilhosa de largar as redes sociais das quais sou tãoooo viciada.

Posto isto vamos então aos dois livros que preencheram o mês de Janeiro.


O Meu Oriente de Jéssica Athayde


Eu assumo que gosto muito da Jéssica desde o velhinho tempo dos morangos com açúcar. Sempre a achei uma miúda com um sorriso muito sincero e por isso sigo-a tanto no blogue como nas redes sociais. Quando ela lançou o seu primeiro livro "Não queiras ser perfeita" eu estava numa fase muito "dark" da minha vida, lembro-me perfeitamente que ia passar um fim de semana a Madrid com o namorado, o avião atrasou-se imenso e eu fui dar uma volta à Fnac para ocupar o tempo e foi nesse exacto momento que encontrei o livro da Jéssica, comprei e devorei-o em 1h30. Foi um livro que mexeu muito comigo e ainda hoje lhe tenho um carinho muito especial portanto quando a Jéssica lançou "O Meu Oriente" eu sabia que tinha de o ter. 

A verdade é que senti que tinha tudo a ver comigo, não só porque lá está gosto dela como todos vocês estão carecas de saber que eu amo a Ásia de paixão e a Jéssica tem a mesma filosofia que eu, que basicamente é se já foste feliz num sitio volta lá as vezes que quiseres. Ela fez isso com Bali e eu com a Tailândia. 

Curiosamente acabei por ganhar o livro num passatempo da minha querida Joana e comecei a lê-lo assim que entrou 2017. E o que vos posso dizer do livro?

Infelizmente desiludiu-me. A verdade é que senti que ao contrário do primeiro que foi escrito com o coração este pareceu-me demasiado comercial. Sim fala de Bali, sim fala das aventuras que a Jéssica lá viveu, sim tem fotografias bonitas mas a escrita parece-me tão mecânica que eu terminei o livro com aquela ideia de "Ok Bali é giro" e pronto é isto.

A verdade é que conhecendo eu vários pontos da Tailândia e do Camboja, tendo eu uma paixão louca pela Ásia, Bali é um dos locais que quero conhecer, mas se eu nunca tivesse ouvido falar de Bali na vida não seria a escrita da Jéssica que me ia fazer querer pensar em saber mais. O livro não é mau, entendo o conceito de tentar trazer para cá coisas que se fazem lá, mas sinceramente achei tudo muito comercial e acima de tudo senti que lhe faltou paixão ao escrever este livro a paixão que se notou no primeiro. 

E sim eu sei que os assuntos são diferentes, mas vocês sabem que eu quando falo da Ásia falo de uma forma tão apaixonada e vibrante que acho que consigo meter até mesmo os mais cépticos a pensar "epá se calhar até sou capaz de ponderar lá ir" e sinto que foi isto que faltou no livro da Jéssica paixão na escrita.



Um Lugar dentro de Nós - Gonçalo Cadilhe


Quando cheguei ao final do mês de Janeiro, percebi que o meu padrão de leitura foi a temática viagens e lancei logo a dica ao namorado que precisávamos de começar a pensar na próxima viagem. Este livro já andava lá em casa há um bom tempo, foi uma oferta ao namorado que o leu e disse-me que tinha adorado.

Não conhecia o Gonçalo Cadilhe mas caramba se não fiquei feliz de ter decidido ler este livro. O Gonçalo é um viajante e um contador de histórias, é alguém que já conheceu o mundo e tem tanto para partilhar que deve ser um prazer ficar a ouvi-lo durante horas, a contar todas as aventuras que já viveu.

E este "Um Lugar dentro de nós" acaba por ser isso mesmo, é um livro que vem repleto de aventura, cada capítulo tem um país e uma história diferente, cada página vem cheia de palavras que nos fazem desejar por um momento, viver um bocadinho da vida que o Gonçalo conseguiu tornar em profissão e lhe permite trabalhar no grande escritório que é o mundo.

É daqueles livros que nos deixa a pensar, que os 22 dias de férias anuais são demasiado curtos para o tanto que existe para ver e é acima de tudo um daqueles livros que ainda estás a ler e já estás a pensar que precisas mesmo começar a tratar da próxima viagem. No fim vem repleto de fotografias maravilhosas de vários países por onde o escritor já esteve com uma breve explicação. 

Terminei o livro não só com vontade de viajar mas também, a querer ler outros livros que o Gonçalo já lançou e já tenho uns quantos na minha wishlist. Mas enquanto não compro mais nenhum vou continuando esta minha resolução que tanto prazer me está a dar, com outros que já estão em lista de espera. No final do mês logo faço o balanço das minhas leituras de Fevereiro. 

9 comentários :

  1. Bela resolução de "Ano Novo"! E já agora parabéns por conseguires manter esse bom ritmo de leitura! O "Africa Acima" deve ser uma belíssima continuação na linha de escrita do Miguel Cadilhe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também estou bastante curiosa com esse livro :)

      Eliminar
  2. Não conhecia o teu blog mas pelo que li estou a gostar! Ando para ler os livros dá Jéssica à que tempos e se queres que te diga, não és a primeira pessoa com essa opinião do segundo livro dela, há muitas pessoas que conheço que dizem o mesmo.. Tenho pena mas mesmo assim ainda vou ler :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de facto este segundo livro deixou mesmo a desejar. continuo a ter o primeiro no meu coração :) beijinhos

      Eliminar
  3. Fiquei super curiosa com o livro do Gonçalo, parece incrível!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens de ler é maravilhoso :) beijinhos

      Eliminar
  4. Também quero muito ler o "África Acima"!

    ResponderEliminar
  5. Adoro os livros do Gonçalo Cadilhe. A forma como ele viaja é tão cool e a forma como conta tão inspiradora. Meu deus, quero ir viajar já! Eheh. Da Jessica nunca li nada mas estou muito curiosa porque sigo o blog e acho-a super boa onda.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi exactamente isso que senti enquanto estava a ler o livro do gonçalo :) eu adoro mesmo a jéssica, o primeiro livro foi muito especial para mim mas este efectivamente não me marcou. beijinhos

      Eliminar