Muffin de Maçã sem glúten



Sexta-feira é o dia ideal por aqui para partilhar receitas. Já só pensamos no fim-de-semana, nos dias sem horas e no meu caso nos pequenos-almoços tardios e prolongados em boa companhia. 

Gosto de aproveitar o fim de semana para testar receitas novas que acabam por auxiliar muitas vezes os meus snacks durante a semana e foi exactamente isto que aconteceu com estes muffins de maçã que acabaram por servir de lanche.

Estes muffins são tudo de bom. São saborosos, leves, pequeninos e muito saudáveis, sem gluten, sem lactose mas carregadinhos de coisas boas que vos vão deixar com vontade de comer mais do que um - acreditem que eu tive de fazer um esforço para não os comer todos, especialmente porque no dia que o fiz estava tanta chuva que pedia mesmo por uma tarde de chá e bolinhos.




Ficaram ainda mais deliciosos porque coloquei chocolate preto com flor de sal por cima partido em bocadinhos e garanto-vos que o contraste do chocolate, com o sal e com a maçã fica qualquer coisa de maravilhoso. O meu chocolate de eleição já partilhei nesta receita. Para acompanhar escolhi o chá de chocolate da Yogi Tea e que é absolutamente maravilhoso, já várias pessoas me perguntaram se sabe muito a chocolate mas eu sinceramente sinto muito mais o sabor a canela do que chocolate. 

O melhor disto tudo é que a receita é muito simples e rápida de fazer, por isso inspirem-se para o vosso fim de semana e bom apetite. 

Ingredientes

1 Maçã grande ou duas pequenas
1 gema
6 claras ou 200ml claras de pacote
30 gr de farinha de côco (podem usar outra que vos agrade mais ou que tenham em casa. Como a farinha de côco engrossa facilmente se usarem outra provavelmente vão precisar de um pouco mais de quantidade)
1 colher de sopa de linhaça 
5gr de açúcar de côco
Canela a gosto
1 colher de chá de fermento
1 quadrado de chocolate

Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 180graus

2. Colocar a maçã, as claras e a gema numa liquidificadora e bater tudo, depois juntar os outros ingredientes e voltar a misturar até ficar uma massa homógenea.

3. Colocar em formas de silicone, eu tenho umas pequeninas e deu para 7 muffins mas podem se tiverem formas maiores podem sempre fazer super muffins. 

4. Partir o chocolate em bocadinhos e colocar por cima da massa. Depois levar ao forno durante 35 minutos ou até verem que estão consistentes. 


Já me segues nas redes sociais?

6 comentários :

  1. Acho que vou experimentar fazer, adaptando a receita para não colocar ovos. Têm um aspeto delioso. Acabei de conhecer o teu blog, através do passatempo, e estou maravilhada. Temos interesses muito semelhantes! :)
    barbarabaltarejo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são mesmo óptimos, se experimentares diz-me e partilha a receita com as alterações :) obrigada pelo carinho :) beijinhos

      Eliminar
  2. Ai como eu adoro isto!! Saudáveis ainda por cima? Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estes são daqueles que é preciso controlo heheheheh :)

      Eliminar