Parabéns Janeiro terminou e tu cumpriste o detox. E agora?



Hoje falo para ti que exactamente há um mês atrás estavas cheia de esperança neste 2017. 
Lembras-te de te estares a preparar para uma noite memorável enquanto te olhavas ao espelho e no meio da tua cara de desagrado prometeres a ti mesma que este ia ser o ano da mudança? 

Lembras-te que prometeste enquanto comias mais uma fatia dourada, que a partir de dia 2 - sim porque dia 1 calhou a um domingo e os domingos não contam para começar dietas - ias ficar 30 dias sem açúcar, sem chocolate e que ias comer saudável? 

Lembras-te da esperança, da certeza que depositaste quando as badaladas começaram a soar e tu prometias que em Janeiro voltavas ao exercício, que abandonaste em Dezembro? Lembras-te acima de tudo de prometeres que este ano ias tornar-te a melhor versão de ti? Tenho a certeza que te lembras afinal de contas foi exactamente há um mês que prometeste tudo isto.





Parabéns Janeiro terminou portanto conta-me lá, cumpriste o que prometeste? 

Foi fácil? Ou achavas que ia ser mais fácil? E tu que decidiste desintoxicar o corpo durante 30 dias conta-me lá o que sucede? Agora que Janeiro chegou ao fim, que está frio e que a chuva voltou em força conta-me lá como vai ser? Vais começar a desistir aos poucos, vais colocar a tua decisão em stand by e lá para Abril voltas em força ao detox?

E tu que achaste que ias perder 5 quilos num mês mas "só" perdeste 3? Vais ficar desiludida e começar e mandar tudo para as urtigas? Não achas que mesmo que tenhas perdido menos peso do que querias estás muito mais perto do que estavas há um mês atrás? Isto não é coisa para te deixar feliz? Já falei várias vezes por aqui sobre termos cuidado com as expectativas e a verdade é que acho mesmo que as pessoas exigem demasiado de si.

É comum quando se anda em dietas constantes o metabolismo ficar “estragado” por isso, muitas vezes restringes e poucos resultados vês, portanto em vez da dieta X dias em algumas alturas do ano, precisas mesmo de encarar uma mudança alimentar para sempre, que faça parte da tua vida e que seja tão importante como dormir.

Sabes, uma das coisas que mais sou contra é começar dietas (eu prefiro chamar reeducação alimentar) com prazos de validade, acho sempre que a maioria das pessoas encara isto como uma prisão e quando chegam ao fim acham que podem voltar a comer como antigamente, que está tudo ok, e é aqui que as coisas descambam, porque normalmente a maioria volta a ganhar muito mais do que perdeu.

Agora se começaste uma mudança alimentar no início do ano.

Pensa que os entendidos dizem que demoramos sensivelmente 21 dias a adquirir um hábito portanto, se chegaste até aqui já fizeste uma parte do trabalho bem dura por isso não desistas. Lembras-te de te ter dito que faltam 5 meses para o verão? Foca-te nisso mas foca-te acima de tudo ,em assimilar que faltam 11 meses para o fim do ano e tu não vais querer estar novamente em frente ao espelho a odiar-te e a repetir exactamente as mesmas promessas que fizeste há um mês atrás.

Pensa nisto desta forma, pensa o quanto vais ter desperdiçado se daqui a 11 meses estiveres exactamente no mesmo ponto que estavas há um ano atrás, pensa acima de tudo que tens o poder de mudar na tua mão e que por mais ajuda que tenhas seja nos treinos ou na alimentação, só tu podes querer efectivamente mudar.

Esquece os detox de Abril, esquece que está frio lá fora e continua o bom trabalho que fizeste até agora, acima de tudo não encares este estilo de vida como uma coisa com prazo, porque te garanto que se este for o teu mindset, vais chegar a Abril a odiar-te, vais regressar de férias a odiar-te e vais sobretudo chegar a Dezembro com a certeza que em 2018 é que é.

O meu grande conselho para ti que me estás a ler é: 

Não tenhas medo de mudar mesmo que saibas que não é um processo fácil. Arrisca.
Tu já sabes o que é falhar porque todos os anos quanto soam as badaladas de um novo ano ali estás tu, a pedir exactamente a mesma coisa que nos anos anteriores, a teres um Janeiro espectacular e depois voltas a esquecer-te de tudo até começares a ver os primeiros raios de sol.

Nesta matéria tu já és perita, portanto porque não tornares-te perita em verdadeiras mudanças? Tornares-te perita em amar-te, em cumprir aquilo que prometeste para ti, a cuidares primeiro de ti e só depois dos outros?

Tornares-te perita em ser feliz tem de ser o teu lema para este ano!


Já me segues nas redes sociais?

8 comentários :

  1. Estas "pequenas" mudanças fazem toda a diferença! Adorei o teu post, até porque também fiz um relativamente à dieta que fiz é à minha mudança (perdi 10kilos em 4 meses)! Continua e chegarás aos teus objetivos!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lucia muitos parabéns pelo teu progresso é surpreendente :) beijinhos

      Eliminar
  2. Sempre uma fonte de motivação :)

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho barbara :) beijinhos

      Eliminar
  3. Um dos posts mais motivacionais que já li. Eu precisava disto, acredita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cátia muito obrigada, deixas-me de coração cheio :) Espero ter-te inspirado a cuidares de ti :) beijinhos

      Eliminar