Já conheces o Bloggers Camp?



Começamos a semana por aqui com um projecto bem português e um dos que mais me orgulho ver crescer, não só porque admiro as pessoas que estão atrás dele como é focado num tema que cada vez me interessa mais – blogs – por isso falemos do Bloggers Camp.

Este projecto é formado por 3 bloggers muito queridas a Catarina do Daydreams, a Catarina do Joan of July e a Ana Garcês do Infinito Mais Um e procura ajudar quem tem um blogue a potenciá-lo mais, por isso desde 2015 estas três mosqueteiras dos blogs, decidiram criar um evento anual onde juntam pessoas apaixonadas por blogs mas que muitas vezes se sentem perdidas, e ajudam-nas a dar um pulo maior.

Ouvi falar do Bloggers Camp em 2015 mas foi o ano passado que lhe prestei mais atenção especialmente depois do meu regresso mais activo ao Lolly Taste. Vou ser-vos sincera, desde o início da criação do Lolly Taste há quase 7 anos atrás eu sempre o encarei como uma “cena cool” minha, um hobbie, algo que fazia com prazer e nunca em momento algum pensei nele como um meio para ganhar coisas.



Mas a verdade é que ao longo destes anos todos.

O blogue teve muitas variantes, escrevi muito e estive algum tempo sem escrever, escrevi sobre muitas coisas e algumas com que não me identificava, somente para me deixar ir na onda do que as pessoas gostavam de ler e isso acabou por me desmotivar em 2015 quando parei durante 1 ano. Até que em 2016 depois de assumir os meus problemas alimentares, as compulsões e a ansiedade, senti um apoio tão grande que percebi que tinha efectivamente encontrado a minha essência no meio de tantos blogues que existem por ai e foi neste exacto momento que percebi que queria crescer, queria chegar a mais pessoas, queria poder dizer a quem passa por isto que não estão sozinhas e foi aqui que decidi olhar para o blogue com olhos de ver.

E a verdade é que isto dos blogues é tudo muito giro, mas quando se começa a levar a coisa mais a sério, há muita parte chata que é preciso ser feita, coisas que nem eu imaginava mas que se queres ter um projecto em condições precisas mesmo de te debruçar sobre isso, ora eu...eu sou designer, eu gosto de criar, gosto de escrever, gosto de colorir a vida, gosto de ter a cabeça bem lá em cima nas nuvens e coisas sérias, números, estatísticas e tantas outras coisas, pura e simplesmente aborrecem-me, portanto foi aqui que entraram duas pessoas muito importantes para este blogue.

  • A primeira é uma grande amiga minha que trabalha comigo, uma mestre do marketing digital que trabalha toda a parte chata por trás do que vocês vêem, que me explica detalhadamente onde estou a crescer, o que preciso de fazer para alcançar determinado objectivo e que analisa criteriosamente todo o crescimento deste espaço. É o meu anjo da guarda digital que tem contribuído muito para o Lolly Taste estar a crescer todos os meses.

  • A segunda pessoa foi a Catarina Costa, alguém por quem já tinha uma grande admiração pelo seu blogue absolutamente perfeito Day Dreams e que se tornou uma peça fundamental na evolução deste espaço. Mas antes de chegar à Catarina eu comecei por uma coisa simples que foi:

Aderir à Newsletter do bloggers Camp

Meus amigos esta newsletter vale mesmo a pena porque é diferente. Basicamente ao assinarem a newsletter, vão receber durante 5 dias, 5 lições para melhorarem os vossos blogues e eu gostei tanto delas que ainda hoje as guardo numa pastinha no meu email. Os assuntos vão desde, encontrar a vossa voz na blogosfera (esta é tão mas tão importante e eu finalmente percebi o porquê) até dicas de fotografia e tantas outras coisas que não vos vou revelar para que possam subscrever e ver por vocês próprios.

E foi depois desta semana cheia de bom conteúdo directo no meu email que decidi saber mais sobre os serviços para bloggers que elas oferecem no site, e entre sessões fotográficas lindas com a maravilhosa Catarina Sousa, templates desenhados à medida pela talentosa Ana Garcês, descobri o serviço de consultoria com a Catarina Costa e decidi marcar com ela.


E perguntam vocês o que é este serviço de Consultoria.

No fundo é terem alguém externo a olhar para o vosso blogue com olhos de ver, a olhar para o que estão a fazer bem e a fazer mal, a dar-vos dicas de como terem ideias infinitas para posts, a olhar minuciosamente para o vosso template e as vossas redes sociais e a apontar o que precisam de mudar, é falar sobre gestão de tempo, sobre a importância do networking e acima de tudo mostrar-vos que com trabalho é possível chegarem mais longe.

Contactei a Catarina por email com uma certa vergonha, apresentei-me e fiquei super espantada quando ela me disse: sim eu conheço o teu blogue. Sabem aquela coisa de sentirem que alguém que admiram lê o vosso blogue e vocês nem imaginavam? Pronto foi isto que senti.
O encontro com a Catarina aconteceu num Domingo e durou umas 4 horas que voaram estupidamente rápido, quando chegou ao fim eu sai de lá com a cabeça a fervilhar de ideias, com vontade de meter este espaço a mexer e a agradecer por me ter munido de duas pessoas muito competentes para me ajudarem a chegar mais longe.

Lembro-me que uma das coisas que a Catarina disse que eu tinha de melhor é que eu já tinha conseguido o mais difícil, encontrar a minha voz no meio da multidão de blogs que existem e a partir daqui eram só arestas que precisava de limar e foi exactamente isso que aconteceu, depois do encontro com ela meti mãos à obra e em poucos meses o blogue cresceu muito mais do que em 6 anos, o Instagram aumentou estupidamente em 2 meses e coisas boas têm começado a acontecer.

E é por isto que eu tenho orgulho neste Bloggers Camp, nestas miúdas empreendedoras que amam blogues, que querem fazer algo de diferente e exactamente por isto este ano estão mais activas do que nunca - para além do grande encontro que fazem todos os anos e que este ano ainda não tem data anunciada, já fizeram workshops super interessantes e criaram a Tertúlia de Bloggers em Janeiro onde eu estive presente.

Uma das coisas que a minha amiga/anjo de marketing digital e a Catarina me disseram é que eu precisava de fazer networking, mostrar-me mais, falar com pessoas, tentar chegar mais longe e eu decidi perder a vergonha e lá fui a este encontro que foi absolutamente espectacular.



Conheci bloggers incríveis com projectos lindos, falou-se de metas - que eu já tinha traçado no início de 2017 com a minha amiga - de desejos para o ano, trocou-se ideias de como melhorar os blogues e acima de tudo fez-me perceber que efectivamente é importante conhecer novas pessoas.

Estou orgulhosa do meu percurso e do caminho que este espaço está a tomar, por isso é que falo sempre de coração cheio sobre o Bloggers Camp que tanto de bom me tem trazido. Mas claro uma coisa que é importante ressalvar: elas dão-vos as ferramentas, mostram-vos novos caminhos e abordagens mas são vocês que precisam de trabalhar, são vocês que precisam de arregaçar mangas e querer efectivamente fazer diferente e bem. No fundo não é um código html mágico que colam no blogue e no dia a seguir ele vai estar a bombar,  é preciso muito trabalho da vossa parte essa é a mais pura das verdades.

Portanto se querem aprender mais sobre blogues e como podem melhorar entrem em contacto, vão ver que não se vão arrepender. 

As fotografias foram retiradas do Facebook do Bloggers Camp e são referentes
 à Tertúlia de Bloggers de Janeiro. 


Já me segues nas redes sociais?

2 comentários :

  1. Experiencia muito positiva! Roma nao se fez em 3 dias e certamente nao se fez so com uma pessoa, ou seja, o tal networking e o trabalho continuo sao sem duvida dois "segredos" para o sucesso :)

    ResponderEliminar