Panquecas de Banana sem Farinha e sem Lactose


Panquecas quem não ama?
Coloquei esta receita a semana passada no Instagram e recebi imensos pedidos de pessoas a quererem saber como se faziam estas panquecas sem farinha, sem leite e sem açúcar mas que são absolutamente deliciosas. 

É verdade que para os mais atentos (houveram duas pessoas que repararam) que os meus pequenos-almoços ao longo deste mês mudaram bastante, deixaram de ter farinhas e passaram a ter muito mais proteínas, gorduras e frutas.



Há sim uma razão para isto que não é nenhuma resolução de ano e que brevemente irei partilhar com vocês mas para já vamos é falar destas panquecas que primam pela leveza.



Esta receita surgiu-me porque eu amo comer panquecas e num dia em que acordei com grandes vontades de comer algo doce e se normalmente eu como os meus ovos mexidos, estrelados ou omelete e fico satisfeita, naquele dia eu sabia que não me ia chegar.

Sabem aqueles desejos que nos assolam a alma e nos deixem constantemente a pensar em doces? Pronto eu estava assim e sabia que se não resolvesse a situação mais cedo ou mais tarde ia enfiar a boca em doces de verdade e como a minha luta contra as compulsões anda a correr tão bem decidi matar o desejo.

E foi aqui que nasceram estas panquecas de banana que são absolutamente deliciosas e acompanhadas com um chá confortam mesmo o corpo e a alma nestes dias em que nos sentimos mais carentes de doce.

Ficaram curiosos? Então espantem-se porque esta receita só leva 4 ingredientes muito básicos e 2 extras que podem ou não colocar para intensificar o sabor.

Querem saber como se faz? Aqui vai

Ingredientes
1 banana madura
2 ovos
1 colher de sopa de linhaça escura

Extras
Raspas de limão
Canela

Preparação
1 - Colocar todos os ingredientes e os extras na liquidificadora e bater até obterem uma massa consistente. Se virem que fica demasiado espesso juntem-lhe duas colheres de sopa de água.

2 - Aquecer a frigideira com óleo de coco ou azeite extra virgem, depois de quente baixem bastante o lume e espalhem um bocadinho da massa na frigideira.

3 – Como não levam farinha as panquecas demoram um bocadinho mais a fazer e é mesmo importante que tenham o lume baixo para não queimar. Quando a massa começar a borbulhar é hora de virar.

E voilá as vossas panquecas estão prontas. Para os mais gulosos podem colocar um pouco de mel ou doce mas garanto-vos que as raspas de limão na base vão dar-lhes um sabor incrível. Escolham um chá que adoram e bom apetite.

Espero ter-vos inspirado para o vosso pequeno-almoço de amanhã :)

Já me segues nas redes sociais?

10 comentários :

  1. Ficaram com um aspecto tão delicioso e parecem super fáceis de fazer! Obrigada pela partilha :)
    As fotografias estão mesmo bonitas e apetitosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito saborosas mesmo sarinha, tens de experimentar:)

      Eliminar
  2. Vou ter que experimentar sem dúvida! Adoro panquecas e ando sempre à caça de receitas alternativas às doces! :)

    Beijinho*

    A Pa-trícia

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo fazer crepes também sem farinha, leite ou ovos mas as tuas panquecas têm, de facto, muito bom aspeto!
    barbarabaltarejo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar são deliciosas :)

      Eliminar
  4. Fiz uma vez essas famosas panquecas de banana e não gostei muito :p
    Bonjour , Love

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocaste a farinha de linhaça e as raspas de limão? A maioria das receitas são sem estes dois ingredientes que fazem mesmo diferença na consistência e no sabor :) experimenta:)

      Eliminar
  5. Por acaso faço imensas vezes as de banana, ovo e aveia, mas acho que agora quero experimentar esta tua receita! As fotos deixaram-me mesmo com água na boca.

    THE PAPER AND INK

    ResponderEliminar
  6. Que óptimo aspecto! Confesso que já fiz imensas vezes as típicas panquecas de banana e ovo, mas nunca juntei linhaça! Tenho mesmo que experimentar ;)

    ResponderEliminar