Waffles de Tapioca


Não vou negar que o pequeno-almoço é provavelmente a minha refeição favorita e a que me dá mais gozo preparar. Vocês sabem que eu não sou muito apaixonada pela nobre arte de cozinhar, adoro comer sim, mas cozinhar é uma coisa que me aborrece, tirando claro em dois momentos: sobremesas e pequeno-almoço. 

Desde panquecas, a muffins, overnight oats ou papas de aveia, não há um dia em que eu não acorde com vontade de me perder no pequeno-almoço, dá-me mesmo muito prazer preparar esta refeição e comê-la com tranquilidade, enquanto me perco em contas de Instagram (sigam-me em @vaniafromlollytaste) para me inspirar em outros pequenos-almoços maravilhosos e foi num desses momentos que encontrei os waffles, que não são uma novidade para ninguém mas que eu nunca pensei que os poderia enquadrar no pequeno-almoço.



Confesso que sempre gostei de waffles, mas daqueles gordos, cheios de açúcar e topping por cima. Durante muitos anos aos domingos, eu ia com a minha mãe a um café que havia onde morávamos que só vendia waffles e era espectacular o cheiro que se sentia lá dentro. Quentinhos, com topping de chocolate ou morango e chantilly era assim que eu gostava de os comer.

Continuo a amar esta combinação, mas já não os como todos os domingos, no entanto nada impede que usando as combinações certas esta não possa ser mais uma excelente opção de pequeno-almoço, afinal de contas hoje em dia não há ninguém que não coma panquecas de manhã e elas sempre foram associadas aquelas grandes gordices tipicamente americanas carregadinhas de açúcar. 

Quando fiz os meus primeiros waffles usei a mesma massa que costumo usar para as panquecas de aveia mas da segunda vez resolvi experimentar usar Tapioca e não é que ficaram maravilhosos. Vou ser-vos sincera, até esta altura eu usava a Tapioca só para fazer crepiocaspois comer a Tapioca como vemos por ai nunca foi uma coisa que me despertasse muito interesse. Ok o recheio pode ser espectacular, mas acho que a Tapioca na frigideira fica uma coisa muito sem interesse, por isso sempre optei pela versão crepioca do qual sou fan número um. 


Mas eis que decidi arriscar nos Waffles e decidi muito bem, porque ficaram lindos, bastante saborosos e muito leves e o melhor de tudo é que acabei por ganhar mais uma opção saborosa de pequeno-almoço. Como não coloquei nada doce na base, juntei uma saborosa papaia, acompanhei com chá branco orgânico e tive uma refeição dos deuses, mas podem sempre adicionar um pouco de doce ou mel.

Claro que já me aventurei num waffles mais gordinhos porque pequenos pecados fazem bem ao corpo e à mente, mas isso é receita para outras núpcias, para já deixo-vos com esta.

Ingredientes

70 gr de Tapioca
1 ovo
40 a 50 ml de leite vegetal
5 gr de canela
1/2 colher de café de fermento

Preparação

Misturar tudo muito bem, caso a massa esteja muito liquida coloquem um pouco mais de Tapioca. Depois distribuir pela máquina e aguardar que comecem a ficar dourados e com boa consistência. No fim é só darem largas à imaginação no acompanhamento e saborearem com calma. 

Para quem não tem máquina de fazer waffles deixo-vos aqui algumas sugestões, quem sabe não aproveitam o facto do Natal estar já à espreita e não pedem uma máquina destas como prenda no sapatinho :)

5 comentários :

  1. Somos iguaizinhas, no que toca a cozinhar... não acho piada nenhuma, se bem que agora nesta busca de adaptar as receitas tenho começado a descobrir algum encanto. Mas aventurar-me num pequeno almoço ou numa sobremesa dá-me logo ânimo.
    Assim que vi estas tuas waffles fiquei cheia de vontade de experimentar, vou mesmo pedir uma máquina dessas ao Pai Natal :)

    ResponderEliminar
  2. uau nunca tinha pensado em waffles desta forma tão saudável, acho que vou querer uma máquina destas. As fotografias estão lindas.

    ResponderEliminar
  3. Adorooooooooo tapioca!! beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar