Mercearia do Prato


Confesso que apesar de visitar regularmente espaços novos, não é muito comum partilhar por aqui essas minhas passagens, pois para além de haverem blogues que o fazem muito melhor do que eu, confesso que não tenho muita paciência para andar de máquina na mão a tirar fotografias a todos os locais que visito. 

Mas não foi o que aconteceu com este espaço que descobri no início de Novembro quando estive de férias, e que me chamou de tal forma a atenção que tive de tirar umas quantas fotos para partilhar com vocês. A verdade é que hoje em dia há todo um hype de novos restaurantes e outros espaços a abrir em Lisboa e apesar de gostar disto, acho que muitas pessoas se esquecem que os nos arredores também se encontram locais de babar e a preços muito mais convidativos, porque sejamos sinceros, a maioria dos novos espaços da moda em Lisboa são pensados para o bolso do turista e não para o nosso. 




Falemos então da Mercearia do Prato, um restaurante que fica em Arruda dos Vinhos, situado dentro de um espaço lindo que é o Complexo Cultural Palácio do Morgado e que só por si vale mesmo a pena a visita. Lá dentro vão encontrar um jardim bem simpático, a Oficina do Artesão onde algumas pessoas trabalham e expõem os seus projectos e estes maravilhoso restaurante, com uma esplanada que chama pelos dias de Verão, e um interior com uma decoração rústica cheia de pormenores amorosos.

Fomos durante a semana perto das 14h e estava bastante calmo, fomos atendidos rapidamente por uma senhora bastante simpática e super atenciosa que nos sugeriu logo como bebida as cervejas artesanais feitas lá. Eu escolhi a de Aveia e fiquei mesmo rendida.



Uma das coisas mais interessantes deste espaço é que não tem menu, os pratos variam todos os dias e são 3 as opções, uma vegetariana, um de peixe e um de carne, eu escolhi o vegetariano feijoada de cogumelos que estava absolutamente deliciosa, já os restantes membros da família dividiram-se entre a francesinha de peixe e o prato de carne que confesso já não me lembro o que era, mas ficaram todos a babar o meu prato. 

A nível de sobremesas eu optei por uvas vindas mesmo do produtor, enquanto o resto da família sucumbiu à mousse caseira de chocolate, e eu apesar de não ser fã de mousse provei uma colher e posso dizer-vos que estava mesmo boa. 

O melhor disto tudo, para além de um espaço incrível, comida deliciosa e o atendimento perfeito é mesmo o preço, posso dizer-vos que pagámos 10€ por pessoa o que pela qualidade de tudo é um preço mais do que acessível e só mostra que fora do centro há locais que merecem mesmo ser conhecidos. 

Ficaram curiosos? Quem sabe não ganham inspiração para um almoço ou jantar no próximo fim de semana :) Podem ver o Facebook do espaço aqui.

4 comentários :

  1. Não conhecia o espaço, mas parece merecedor de uma visita!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderEliminar
  2. Olá Vânia!

    Uma das rubricas que mais gosto é a descoberta de novos locais gastronómicos!
    Tenho pena de não ser aí de perto, aqui esse boom de novos sítios não é geral e acabo por ir sempre ao mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este fica bem afastado do centro de Lisboa o que acaba por ser bom para descentralizar as coisas e é mesmo espectacular :) beijinhos

      Eliminar