7 Pequenos Almoços para uma semana saudável



Quem me segue pelo Instagram @vaniafromlollytaste, já reparou que os pequenos almoços são das coisas que mais partilho por lá, não só porque é capaz de ser a minha refeição favorita de todo o dia (acho que a culpa é quase sempre de acordar esganada de fome), como dá-me imenso prazer preparar tudo com cuidado e procurar novas receitas e produtos para ir experimentando. 

Há uns tempos uma amiga minha enviou-me uma mensagem por whats app a pedir-me ideias para o pequeno-almoço, porque estava cansada de comer panquecas todos os dias e não queria comer pão e foi depois de lhe dar algumas sugestões que surgiu a ideia deste post. Vou ser-vos sincera eu não sou anti pão de manhã muito pelo contrário, acho que há opções bem saudáveis que se podem escolher e a verdade é que um bom pão com queijo sabe-me pela vida, e só não como mais vezes porque estando de momento a viver sozinha o pão acaba por se estragar, mas quando o namorado/marido vem a Portugal costumo comprar. 

Mas para ajudar não só a amiga mas também vos dar algumas ideias de como podem começar os vossos dias, deixo-vos 7 sugestões para uma semana inteira pequenos-almoços saudáveis, fáceis de fazer e muito saborosos, a partir daqui o céu é o limite e podem sempre ir fazendo com outros ingredientes :)



Waffles de aveia com despertar do buda de baunilha e maca e batido de banana, manga e laranja. 

Waffles são a minha mais nova paixão. Partilhei com vocês aqui uma receita de waffles com tapioca e hoje partilho estes que fiz no sábado de manhã e que ficaram perfeitos. Levaram 40gr de farinha de aveia, 10gr de despertar do buda de maca e baunilha, 1 ovo, 80 ml de leite vegetal de quinoa e arroz. Depois é só mexer tudo e colocar na máquina de waffles. O batido saiu directamente do livro da Samantha Mcmurray


Ovos mexidos com pimenta cayenne, galettes de arroz e ameixa vermelha. 

Eu sou viciada em ovos, como pelo menos um todos os dias e se por acaso estão a perguntarem-se pelo meu colesterol, garanto-vos que está maravilhoso. Gosto muito de comer ovos mexidos ou omelete a seguir a treinos mais puxados que tenha durante a semana, porque são um boost de proteína sem ter de recorrer a suplementação e deixam-me saciada durante imenso tempo, junto sempre um pouco de pimenta cayenne não só porque gosto do sabor como é um excelente ingrediente para acelerar o metabolismo naturalmente. Costumo acompanhar com galettes de arroz ou milho e uma frutinha. E para quem já está com as mãos na cabeça a pensar oh meu deus tantos hidratos, não se preocupem até hoje não engordei :) 


Papas de aveia, com proteína de cânhamo e despertar do buda de baunilha e maca. 

As papas de aveia já são conhecidas de todos nós e caramba se não são a comida perfeita para esta época do ano. Simples e reconfortantes foram provavelmente das primeiras receitas saudáveis que publiquei aqui pelo blogue. Estas que surgem na imagem, seguem a mesma base das que publiquei aqui em 2014, mas adicionei uma colher de sopa do meu despertar do buda favorito, e uma colher de sopa de proteína de cânhamo, ingrediente este que seja em farinha ou em sementes uso quase sempre nos lanches e pequenos almoços para aumentar o aporte proteico nas minhas refeições. Depois é só adicionar uma frutinha e está feito. 


Panquecas de aveia, linhaça e claras com ovo escalfado. 

As maravilhosas panquecas não podiam faltar claro está. Em 2013 partilhei com vocês esta receita e este ano já vos mostrei as panquecas de coco aqui e as de batata doce aqui, mas sem dúvida que a receita que mais uso é a que vos trago agora: 40 gr de aveia, 10gr de linhaça e 150 ml de claras, mexo tudo, coloco na frigideira e está feito. Gosto muito de usar as claras nas panquecas porque ficam muito mais suaves e leves do que com ovo inteiro, depois coloco um pouco de mel para dar sabor e ao fim de semana gosto sempre de acompanhar também com um delicioso ovo escalfado. 


Crepioca com manteiga de amêndoa e banana

Já por várias vezes vos disse por aqui que não sou muito fã de comer a Tapioca no seu estado normal, sinceramente não lhe acho mesmo grande piada, mas se estivermos a falar de crepioca o caso muda de figura e eu perco mesmo a cabeça com isto. Partilhei há uns tempos a receita aqui, é simples de fazer e adoro acima de tudo a sua versatilidade, pois se lhe adicionarem um salmão fumado ou atum por exemplo ficam com uma óptima opção de almoço ou jantar. Eu gosto de a comer assim, acompanhada com manteiga de amêndoa e banana, é mesmo para mim a melhor combinação da galáxia. 


Despertar do buda de açai, banana e morango

Ando apaixonada pelos despertares do buda. O meu favorito é sem dúvida o de baunilha e maca mas este também é uma delicia. Os ingredientes são todos do bem, muito nutritivos e a verdade é que um pequeno almoço destes deixa-me saciada durante horas. A forma de fazer é muito simples, 4 colheres de sopa da mistura despertar do buda, 110ml de bebida vegetal ou água, misturam tudo muito bem durante algum tempo e depois é só adicionar uma fruta ao vosso gosto e está feito. Agora nesta altura de mais frio gosto muito de comer isto quente, fica uma delicia e conforta corpo e alma. 


Iogurte Grego com granola

Mais simples do que isto é impossível e é a solução perfeita para quando não têm tempo para grandes preparações mas querem evitar comer o primeiro disparate que vos aparece à frente. Eu sou fã do iogurte ligeiro do Lidl, tenho sempre uns 4/5kg desse iorgurte cá por casa e quanto à granola já sabem que o meu coração vai para a da Trinca. Há duas semanas partilhei com vocês um creme de iogurte com granola aqui, mas hoje o que vos trago é ainda mais simples: 150gr de iogurte grego ligeiro, 3 colheres de sopa de granola, meia romã e uma colher de café de mel. Rápido, delicioso e acima de tudo saboroso. 


Todas as fotos foram retiradas do meu instagram @vaniafromlollytaste, se gostaram não deixem de me seguir por lá. 

4 comentários :

  1. OMG!!!!! Todos os pequenos-almoços que puseste aqui sao deliciosos!!!! Apetece-me deitar varias vezes ao dia para tomar varios pequenos-almoços ehehehe :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas!!! Parecem todos apetitosos ;)

    ResponderEliminar