Musculação ou Crossfit



Quando partilhei por aqui e pelo Instagram - sigam-me em @vaniafromlollytaste - que ia deixar o ginásio e os treinos de musculação para começar a praticar crossfit e continuar os treinos outdoor na praia, houveram algumas pessoas que me perguntaram o porquê desta minha decisão e se achava que uma coisa era melhor que a outra.

O porquê eu já tinha falado neste post, depois de praticar musculação de forma bastante activa e intensa durante 3 anos e ter tido acompanhamento personalizado durante 2 entrei num modo de saturação e senti que o ginásio se estava a tornar uma obrigação para mim, por isso decidi procurar uma modalidade que me despertasse interesse e como já tinha praticado crosstraining com o meu PT decidi que estava na altura de mudar.


Quanto ao ser melhor ou pior? Se querem saber a minha opinião, para mim o melhor é treinar, seja crossfit, musculação, zumba, hidroginástica ou pilates eu acredito profundamente que as pessoas devem encontrar uma modalidade que as faça feliz e que lhes dê motivação suficiente para sair da cama de madrugada ou para treinar depois de um dia de trabalho.

A verdade é que hoje em dia há toda uma corrente fervorosa à volta da musculação e parece que quem não a pratica é um ovo podre e eu que odeio fundamentalismos tenho cada vez mais a certeza que há muitas pessoas que só praticam musculação porque meio mundo fit o faz. Eu própria já fui fundamentalista da musculação, já fiz muitas aulas de grupo e depois de me ter apaixonado pela musculação acreditava profundamente que nada mais era melhor para o corpo, e se hoje em dia continuo a achar que a musculação é extremamente importante, já consigo ter o discernimento de aceitar que acima de tudo as pessoas têm de se sentir bem com o que fazem e que há espaço para todas as modalidades.

Não quero com isto dizer que acho que o Crossfit é melhor do que a musculação, até porque são modalidades completamente diferentes e eu consigo ver a grande importância que um treino de musculação traz ao corpo. Sem dúvida que foi graças ao treino exclusivo de musculação que tive durante 3 anos que aprendi a fazer agachamentos, peso morto ou lunges correctamente, que melhorei muito a minha postura seja no treino seja no dia a dia,  que deixei de ter medo de trabalhar com pesos e que ganhei um verdadeiro gosto por aumentar cargas e superar-me, tudo isto devo-o ao treino de musculação que fiz e que me deu uma grande bagagem para os meus treinos de crossfit hoje em dia, no entanto depois de me começar a saturar e de ter decidido experimentar coisas novas notei não só que o meu corpo ganhou um novo impulso como eu voltei a sentir prazer de treinar.

A grande diferença para mim entre Crossfit e Musculação tem mais a ver com o espírito que se vive numa box de entre ajuda e de superação e que não existe nos ginásios, tem muito mais a ver com o facto de as pessoas se estarem perfeitamente a borrifar se estão com as veias a sair depois daquela elevação ou com o rabo na nuca depois do agachamento, e isso começa no facto de as boxes não terem espelhos e termina com o simples perceber que ninguém para no treino para tirar uma selfie, podes até tirar a tua foto de pós treino mas no fim. Para além disso há toda uma componente de weightlifting que eu sempre gostei desde os treinos que tinha com o meu PT. 

Claro que há muitas vozes contra o Crossfit, que é um desporto com alta probabilidade de lesões, que o facto de todos os dias se variar o treino não se treina coisa nenhuma e que nem sequer é uma modalidade, mas a verdade é que eu treinei 4 anos em ginásio, vi pessoas a fazerem coisas tão absurdas e inclusive a treinarem lesionadas que sinceramente acho que o mal não está na modalidade mas sim em algumas pessoas. 

Ou seja para mim no fim de contas tudo se resume a gostar do que se está a fazer, porque ninguém merece ir para um ginásio contrariado só porque as "novas leis" do fitness dizem que musculação é a melhor coisa à face da terra. É óptimo sim, eu adorei enquanto o fiz e continuo a achar que para tonificar é efectivamente a melhor abordagem, mas acima de tudo acho que no fim de contas, o que importa é as pessoas entenderem que cuidar do corpo e da saúde é um trabalho continuo portanto deve ser feito com prazer.




6 comentários :

  1. eu tenho um crossfit ao pé do ginásio e parece ser muito giro aquilo, de vez em quando sabe bem mudarmos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. crossfit é mesmo maravilhoso, muda vidas :)

      Eliminar
  2. Eu pessoalmente prefiro musculação, mas penso que isto vai de pessoa para pessoa :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, no fundo o que interessa é gostar-mos do que estamos a fazer :)

      Eliminar
  3. Não podia estar mais de acordo, eu NUNCA consegui gostar de ginásio, sempre disse que gostava era de correr, isso mesmo naqueles dias de chuva dava-me prazer, agora ia ao ginásio porque tinha que ser, nos últimos tempos com aquilo sempre cheio de gente e o próprio espirito do ginásio estava a mexer-me com os nervos, agora que entrei no crossfit posso dizer que ADORO aquilo, gosto imenso, há aqueles dias em que custa sempre e preferia ficar no sofá como é óbvio, mas gosto mesmo daquilo, bem dita a hora em que entrei naquela box! em certa parte também te devo a ti porque a tua mudança deu-me aquela força extra que precisava para experimentar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem que também pude ajudar :)

      Eliminar