Quando até a Pugliesi decide fazer musculação!


É porque afinal não é coisa só de homens e mulheres que querem ficar gigantes!

Falei sobre isto no snap na sexta feira passada (já me seguem por lá?) e não podia deixar de falar aqui, quando uma das rainhas do fitness, que é seguida por milhares de pessoas disse a semana passada que iria começar a praticar musculação. 

Fiquei em êxtase com isto, afinal de contas defendo a musculação há imenso tempo e sei que apesar de cada vez mais se falar sobre os benefícios da musculação, ainda há muitas meninas com medo de ficarem demasiado musculadas e por isso fogem a sete pés disto. Quem segue a Gabriela há mais tempo sabe que ela fazia musculação ao início, mas depois acabou por se interessar mais por treino funcional e deixou a 100% a musculação, dizendo que era um tipo de treino que não lhe interessava.



Até que a semana passada depois de ter regressado de viagem, comunicou que ia abrandar com o treino funcional e ia começar a seguir um plano de musculação para poder ganhar mais força e definição e eu adorei quando comunicou isso, pois a verdade é que há muita gente que come o que a Gabriela come, treina como ela treina e acredito que ela ao investir mais na musculação, vá inspirar mais gente a fazer o mesmo.

Como eu já disse várias vezes, não sou contra treinos de grupo nem aulas, acho que as pessoas devem acima de tudo mexerem-se e eu própria comecei a fazer funcional duas vezes por semana na praia, no entanto considero que foi mesmo a musculação que mudou o meu corpo para muito melhor e que me deu a força e capacidade que tenho hoje em dia, inclusivé já publiquei um antes e depois meu aqui, comparando uma altura em que só fazia aulas de grupo com o depois de ter passado a pegar em pesos,  por isso é impensável para mim fazer só treinos funcionais ou só cycling.

A verdade é que a musculação não só nos ajuda a ter um corpo mais firme e tonificado, como nos dá bases para fazer tarefas tão simples do nosso dia a dia como carregar sacos, apanhar coisas do chão e subir escadas, e uma das minhas grandes preocupações é sem dúvida envelhecer com saúde e capacidade para fazer o máximo de coisas possíveis sozinha. 

Uma grande vantagem dos exercícios com peso é que se moldam de acordo com a capacidade de cada um, à medida que vamos ficando mais fortes, as cargas vão sendo aumentadas e cada vez vemos mais resultados seja no condicionamento físico como esteticamente pois o corpo fica mais tonificado e bonito. 

E para as meninas que querem emagrecer saibam que a musculação ajuda muito neste processo. Quantas vezes vemos pessoas que só fazem cardio, são magras mas bastante flácidas? A musculação ajuda não só a tonificar como acelera o metabolismo,  pois quanto mais músculo temos mais rápido o nosso corpo se torna a queimar. Para além disso está provado que a musculação ajuda a queimar mais calorias no pós exercício do que o cardio, e não há nada melhor do saber que podemos estar a trabalhar e o nosso metabolismo continua a queimar. 

Outra das grandes vantagens é que a musculação ajuda a queimar gordura localizada. Todos nós sabemos que é complicado perder gordura num só sítio, quando começamos a emagrecer, acontece no corpo todo sendo que há áreas mais susceptíveis dessa perda do que outras. Quantas vezes não nos queixamos que nos fartamos de trabalhar e aquela gordurinha das pernas, da barriga ou dos braços não desaparece. Com a musculação é mais fácil de conseguir isso pois trabalhamos áreas específicas. 

A minha opinião pessoal é que devemos combinar as duas coisas, treino de força com algo mais cardíaco para podermos ter o pacote completo, força e tonificação vinda da musculação e resistência e capacidade respiratória vinda de um treino mais aeróbico e é exactamente por esta razão que passei a fazer funcional duas vezes por semana. 

Por isso meninas, agora que até a rainha do fitness mostrou que precisa de musculação para melhorar, nada melhor do que se inspirarem nela e perderem o medo que têm de pesos, vão ver que não se vão arrepender. Entretanto aproveitem e sigam-me no snap va.duarte. 

1 comentário :

  1. Eu tento sempre combinar musculação e cardio, mas compreendo que haja esse estigma em relação à musculação. Acho que tudo varia de corpo para corpo, ainda que não fiquemos a parecer homens, há mulheres que alargam um pouco mais que outras

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar