Koh Ngai




Iniciamos  a semana a viajar para um paraíso no sul da Tailândia chamado Kog Ngai.

Quando começámos a preparar a nossa viagem para o Sudeste asiático sabíamos que queríamos ter uma experiência completa com grandes cidades como Bangkok, zonas mais históricas como Ayuthaia, conhecer os arredores como o Floating Market, aproveitar para ir até ao Camboja, e no fim de tanta caminhada e movimento característico deste tipo de férias relaxar finalmente nas ilhas.


Conhecíamos pouco das muitas ilhas da Tailândia mas sempre soubemos que não queríamos ir para as mais conhecidas  - Koh Phi Phi e Phuket. Queríamos mesmo relaxar, acordar e ter uma praia vazia, longe de loucuras, barulhos e confusões e estas duas ilhas que são as mais conhecidas  eram o oposto do nosso desejo.







Até que em conversa com um antigo colega que era apaixonado pela Tailândia ele me diz: "se queres ilhas magníficas sem a confusão do turismo tens de ir para o sul, Koh Mook e Koh Lanta são espectaculares e se queres mesmo relaxar então Koh Ngai é o destino." Comecei então a ler muito sobre estes destinos e decidimos que iríamos para Koh Ngai durante 6 dias pois parecia o local ideal para recuperar energias.


Para chegar até Koh Ngai comprámos um voo pela Air Asia que já incluía o transfer para a ilha. Voámos até Trang e depois fomos levados por uma carrinha para o porto onde esperámos pelo nosso barco. Reparei nos imensos avisos de rotas de fuga para tsnumai e ainda vi alguns destroços do terrível tsunami que tinha acontecido exactamente há 10 anos atrás.


Passado 1h o nosso barco chegou, colocámos as malas no barco e aprendi uma grande lição -  para as ilhas a melhor opção é sempre mochila, nem imaginam o pesadelo que é tentar passar troleys nos barcos.


Chegámos a meio caminho e tivemos de passar para um barco mais pequeno que nos iria levar directamente para o nosso resort, e ao aproximarmo-nos de Koh Ngai os meus olhos brilharam.








Esta é uma das ilhas mais pequenas da Tailândia e grande parte dela não está explorada. É das poucas ilhas que não tem aldeia, tudo o que chega à ilha tem de vir de barco semanalmente e as pessoas que lá trabalham, vão a casa de 3 em 3 meses. Não tem multibanco, não tem bares, e às 21.30 o nosso expoente máximo era ver tempestades no mar ou dar caminhadas na praia, ou seja o oposto do que vemos nas ilhas mais movimentadas e conhecidas. Pensam que nos chateámos com isto? Muito pelo contrário era exactamente aquilo que precisávamos.


Ficámos encantados com aquele pedaço de terra perdido por ali, a praia estava praticamente vazia, eu acordava de manhã dava um mergulho no mar quente e ia tomar o pequeno almoço com uma paz tão grande que me senti realmente agradecida por estar ali. O nosso resort era maravilhoso, todo ecológico e com uma carta de restaurante que era de babar, ficámos amigos do cozinheiro que tinha um gato bengal que adorava areia e passeava de trela.









Passei dias a beber água de coco verdadeiro, ou a comer mil frutas diferentes, fazíamos snorkeling, e massagens na praia mesmo no meio do areal só com o azul do mar de frente. Tivémos direito a umas horas de chuva quente enquanto estávamos a dar a nossa caminhada diária, íamos aos resorts vizinhos comer (só haviam mais dois) e acima de tudo tínhamos uma praia imensa quase só para nós. 

Koh Ngai foi uma surpresa maravilhosa, foi tudo o que precisávamos na altura, um sítio paradisíaco, com pouca gente e uma natureza praticamente intocada, saímos de lá com as energias renovadas e com a certeza que aquela tinha sido a viagem das nossas vidas. Lembro-me de sair de Koh Ngai e perguntar com os olhos a brilhar: será que algum dia iremos voltar aqui?


O sudeste asiático marcou-me e eu sou feliz por ter tido a oportunidade de o conhecer:)

2 comentários :

  1. A melhor viagem de sempre! Koh Ngai e' um paraiso na terra sem qualquer duvida! Se puderem vao, que nao se vao arrepender! A vida la acontece de forma lenta, ha tempo para tudo e isso e' tao bom! Contrasta com o ritmo alucinante que vivemos nas cidades! A vida sabe muito bem em Koh Ngai ;)

    ResponderEliminar