Panquecas de aveia e Banana


Uma receita simples mas que tanto conforto me dá. 
Sou viciada em panquecas são a minha comida de conforto. Normalmente os fins de semana por aqui trazem este alimento para os pequenos-almoços tardios mas também as consumo durante a semana depois de um treino. Costumo fazê-las no dia anterior e depois levo-as para o trabalho, ficam óptimas e dão aquele conforto necessário depois de começar o dia a treinar.



Não sigo uma receita, gosto sempre de inventar e experiementar novos ingredientes, mas ultimamente são as de aveia e banana que mais me têm acompanhado. Gosto de variar e uns dias uso flocos de aveia integrais e outros dias costumo usar farinha de aveia, as panquecas ficam sempre consistentes e para quem treina a aveia é um dos alimentos que deve estar sempre presente na alimentação de quem procura ganhar massa muscular ou emagrecer, pois para além de aumentar a saciedade possui um baixo índice glicémico. É um óptimo pré-treino, apesar de eu a consumir maioritariamente depois.

Para dar aquele sabor especial tenho colocado banana. A verdade é que eu nunca coloco açúcar nas panquecas, e a banana é perfeita para dar sabor e deixar a panqueca bem fofa, para além disso vamos esquecer todos as histórias sobre o facto da banana engordar, pois esta é uma fruta maravilhosa para quem faz exercício. É uma óptima fonte de energia e potássio e uma das melhores fontes de hidratos de carbono que podemos ingerir antes ou depois do treino. Claro que engorda consumida em excesso, mas tirando a água, tudo engorda em excesso.

Há dias em que acompanho as panquecas com um pouco de mel, outras vezes com canela e bagas de goji ou sementes de romã por cima, é mesmo de comer e querer mais. É muito raro consumir compotas, mesmo as mais conhecidas sem adição de açúcar (exemplo das St. Dalfour), pois a verdade é que basta uma leitura atenta para perceber que o facto de não ter açúcar adicionado não as torna a opção mais saudável. 

Como sabemos a fruta tem açúcar e para este tipo de doces é usada mesmo muita fruta, basta prestarem atenção ao rótulo e verem que em 100gr de produto mais de metade é açúcar, e seja em compota de fruta seja um chocolate açúcar é açúcar.  Como é óbvio não sou extremista, tenho em casa uma compota St Dalfour de morango e de vez em quando gosto de a colocar nas minhas panquecas, mas não a consumo mais de duas vezes por mês.

Deixo-vos aqui a minha receita
1 caneca de aveia
1 banana
1 ovo (podem fazer sem ovo, neste caso o lume deve ficar bem baixinho)
meia colher de café de fermento
meia caneca de leite de amêndoas (podem usar outro leite qualquer)

Bater tudo na liquidificadora até obter uma massa cremosa.
Colocar um pouco de óleo de coco na frigideira e retirar o excesso com o papel. Verter a massa para a frigideira, quando começarem a surgir pequenas bolhas na massa significa que está pronta para virar.

Bom apetite.

11 comentários :

  1. Estás sempre a tentar-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes fazer sem ovinho, ficam deliciosas :)

      Eliminar
  2. Que aspecto mais delicioso, Vânia! Este fim de semana não me escapam, vou experimentar a receita :)

    ResponderEliminar
  3. yumii ... eu como gulosa que sou tinha que as regar depois de chocolate :P ahah mas é uma receita que vou guardar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehehhe com chocolate por cima devem ficar muito boas sim :-)

      Eliminar
  4. Que bom aspecto! Vou tentar fazer quando me apetecer das tradicionais :)
    Beijinhos xx

    ResponderEliminar
  5. Também fiz e ficaram deliciosas! :) obg pela partilha!

    ResponderEliminar
  6. Ficaram uma delicia! Perfeitas :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  7. Já tenho imensas receitas de panquecas guardadas. E acho que nunca são demais... A tua vai ser mais uma! Nham! *

    ResponderEliminar
  8. eu gosto TANTO de panquecas! também estou sempre a inventar receitas novas :)

    ResponderEliminar