Let's talk about Kayla Itsines


Quem me segue pelo Instagram, sabe que há cerca de 1 mês e meio comecei um plano de exercícios chamado Bikini Body Guide da instrutora Australiana Kayla Itsines.

Descobri a Kayla no início deste ano através de várias contas de fitness que sigo no Instagram, comecei a ver transformações magnificas e entre várias pesquisas cheguei até ela e ao seu plano de exercícios que prometia em 3 meses uma verdadeira mudança não só na resistência, como na força e tonificação do corpo. Fiquei curiosa claro, a verdade é que nunca gostei muito de fazer exercícios em casa, mas o facto do plano assentar em 28 minutos bastante duros e de gostar da filosofia da Kayla, com treinos curtos e eficazes começou a chamar a minha atenção. 

É verdade sim que eu frequento diariamente o ginásio, que sou seguida por uma PT e tenho mensalmente planos de treino bastante diferentes e que fazem a minha motivação estar sempre em alta, mas depois de ler vários testemunhos que falavam na dureza do plano, no desafio para a resistência e na mudança positiva que fazia na vida das pessoas decidi por brincadeira ver se isto era realmente verdade e principalmente se conseguia terminar a coisa.

O plano da kayla tem um total de 12 semanas dividido por 4 semanas. Temos a semana 1 e 3 mais a semana 2 e 4 e assim sucessivamente até às 12. O interessante nisto é que ao embarcarmos nesta aventura vemos verdadeiras diferenças na resistência que ganhamos ao longo do plano. Lembro-me que quando fiz a primeira semana cheguei ao fim e ia morrendo mas quando repeti os mesmos exercícios na terceira semana senti que os realizei de forma mais eficaz. Aconteceu o mesmo com a segunda semana (que achei tão dura) e depois na quarta apesar de dura reparei que a minha capacidade para realizar os exercícios era completamente diferente.

Existem dois circuitos, cada um com 4 exercícios, a duração de cada circuito é de 7 minutos, a ideia é realizar todos o exercícios do circuito 1 dentro dos 7 minutos o mais rápido possível, caso acabem antes continuam a repetir até fazer os 7 minutos, depois mudam para o circuito 2 e assim sucessivamente até fazerem os 28 minutos. Durante o primeiro mês eu não conseguia fazer dois circuitos seguidos, fazia os primeiros 7 minutos descansava 1 minuto e partia para o segundo circuito, agora já consigo fazer 14 minutos (7+7) , descanso 1 minuto e sigo para os restantes 14. Outra coisa positiva é que este é um plano que é possível realizar em casa sem se ter de comprar grandes coisas, eu já tinha pesos em casa mas quem não tem pode usar pacotes de arroz ou livros e a única coisa que tive de comprar foi uma corda para saltar.

A Kayla apoia também que a melhor forma de se verem mudanças é tirando fotos de frente e de perfil sempre que se termina uma semana de treino (a minha dietista é da mesma opinião, portanto eu já tiro fotos há muito tempo), assim ao vermos as mudanças físicas mesmo que pequenas ficamos mais motivadas a continuar.

Entretanto vou hoje iniciar a semana 6, já devia estar na 7 mas como estive de férias dei descanso também ao exercício e deixei a 5 a meio, portanto quando regressei fiz a semana 5 do início.

A verdade é que sinto que as primeiras 4 semanas apesar de complicadas servem de preparação para a verdadeira dureza que acontece a partir da 5ª semana e se muitas vezes acho que é difícil, o meu pensamento é sempre o mesmo "são só 28 minutos" e acreditem que isto pelo menos comigo funciona. O bom é que apesar de serem "só" 28 minutos são muito intensos, portanto o normal é terminar totalmente suada.

A base do treino assenta em 3 treinos de resistência (estes tais circuitos) que devem ser feitos 3 vezes por semana, nos outros dias ela sugere treinos de baixa intensidade como uma caminhada de 40 minutos por exemplo, aqui eu baldo-me um bocado porque como tenho o ginásio acabo por não fazer esta parte

Se eu com a minha vida activa necessitava urgentemente deste plano? É óbvio que não, mas estou entusiasmada com isto, não porque procure uma grande mudança física mas acima de tudo pelo desafio a que me propus de tentar acabar o plano, portanto irei continuar até ao fim e quem sabe não decido começar o Bikini Body Guide 2.0 que saiu há pouco tempo.

O plano da Kayla é caro, mas eu não paguei o verdadeiro valor dele. Não vos vou dar a papinha toda feita mas digo-vos que basta alguma pesquisa para o encontrarem mais barato. Portanto para quem gosta de desafios, quem deseja uma mudança e não pode ou não gosta de frequentar ginásios tem aqui uma boa opção. Quem quiser acompanhar este meu desafio é seguir-me pelo Instagram e podem ver bem de perto o ar acabado e muito suado com que termino o plano da Kayla.

7 comentários :

  1. Estou muito tentada também a embarcar nesta alucinante aventura, mas ainda não me sinto com coragem para tal lol. No fim, vê se nos mostras as diferenças para nos entusiasmares ainda mais :) força rapariga **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu vou colocando fotos dos meus exercicios no Instagram, agora assim de mudança tenho vergonha ehhehehehe :)

      Eliminar
  2. Eu comecei os exercícios da Kayla há um mês. E durante duas semanas andei ali certinha e a adorar os treinos. Mas ando com uns horários completamente impossíveis para treinar e tive de desistir porque estava constantemente a volta à estaca zero.
    É exigente mas é super compensador quando chegamos ao final do treino. No próximo mês vou entrar para o ginásio mas quero voltar a pegar nos exercícios da Kayla para complementar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim o plano da Kayla aliado ao ginásio é bem util, espero então que regresses rápido e que consigas bons resultados :)

      Eliminar
  3. Estou na semana 5 (tb tive uma paragem de férias) repeti o 4 a semana passada (que já tinha feito) e esta semana estou a fazer o 5 :) E apesar de já fazer ginásio ha muito tempo, gosto imenso do plano da Kayla. É duro, intenso e tu podes intensificar mais os exercícios (com mais peso), o que é optimo. Há sempre novos estímulos. A única coisa que falha, e é uma parte importante, é a parte da fotografia. Tirei no inicio mas depois não tirei mais :\

    ResponderEliminar
  4. É óptimo ver que já há portuguesas fãs da Kayla. Conhecia-a através do Instagram há uns meses e desde então que tenho seguido alguns planos de treino dela (os que ela publica no blog, porque estou, aos poucos, a poupar para o Guide). São treinos intensos, mas quando os completo sinto-me morta...mas tão bem. Espero daqui a uns mesinhos estar a fazer o treino completo. Até lá, vou inspirando-me com os workouts dela e fazendo umas quantas alterações, para também não me cansar. Bons treinos, e mostra depois o resultado final (:

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro HIIT, nunca experimentei os da kaylaitsines porque o ebook é muito caro, mas através do instagram descobri a wayofgray ja ha algum tempo e adoro os ebooks dela também de plyo de 25 a 35min, adoro-os. Quando nao tenho muito tempo às vezes faço so 1 ou 2 tabatas e ja é qualquer coisa!
    Gosto muito do blog, beijinho.

    ResponderEliminar