Hora de equilibrar



Este fim de semana mostrei no meu Instagram um novo brinquedo que tenho em casa, é uma prancha rectangular que permite trabalhar o equilibrio e ser uma boa aliada no treino funcional, permitindo trabalhar o corpo todo de uma forma bem diferente.


A verdade é que a postura e o equilibrio são dois elementos muito importantes para mantermos uma boa condição física, e ter uma estrutura abdominal forte e resistente é meio caminho para evitarmos más posturas quando nos sentamos ou mesmo quando estamos em pé. Tendo eu um trabalho bastante sedentário em que passo o dia todo sentada em frente a um computador, é de extrema importância que os músculos abdominais e lombares sejam muito fortalecidos para não sentir dores de costas e claro combater a flacidez que o corpo ganha com este tipo de trabalho.

Esta prancha que foi feita por um amigo, é um bom desafio pois não é fácil mantermo-nos em cima dela. O segredo está em saber controlar uma série de coisas, respiração, concentração, abdominais sempre contraídos e costas direitas, a partir daí todo um mundo de exercícios se abre para nós: agachamentos, lounges, pranchas frontal e lateral, elevação frontal e lateral das pernas, flexões com os braços apoiados na prancha entre tantas outras coisas, e como eu já disse várias vezes para quem quer ter uma barriga lisa e firme é esquecer os 300 abdominais e começar a usar e abusar deste tipo de exercício funcional em que o abdominal tem de estar muito contraído.



Entretanto ontem recebi aqui no blogue um comentário anónimo de alguém que dizia: "Para quem faz tanto exercício tens as pernas GORDAS". 
Assim em caps lock para eu perceber bem a ideia. Felizmente sou uma pessoa muito bem resolvida com estes assuntos, mas custa-me que as pessoas não tenham a noção que certas palavras podem magoar e levar tantos outros que estejam mais fracos psicologicamente a ficarem deprimidos e desenvolverem graves problemas de saúde, eu passei por isso aos 16 anos com comentários parvos ao meu peso e que me levaram a sofrer de bulimia durante muito tempo.

No entanto caro anónimo, agradeço profundamente a preocupação com as minhas pernas, tenho a dizer-lhe que tanto eu como a minha PT estamos muito satisfeitas com elas, nao só porque o que acha que é gordura é na verdade músculo e todo o meu treino de pernas é focado para umas pernas fortes e resistentes e não esqueléticas como devem ser possivelmente os seus conceitos de beleza. Poderia explicar-lhe também que existem diferentes biotipos de corpo, uns mais longilíneos, outros mais curvilíneos e eu encontro-me nesta última, portanto é normal que nunca me irá ver com as pernas da Miranda Kerr, mas não se aborreça com isso que eu também não.

Fiz dois vídeos no Instagram, apesar de não ter muito à vontade com vídeos acho que consegui dar uma ideia do tipo de exercícios que se pode fazer com este aparelho. Sigam-me por lá.

Boa semana!

8 comentários :

  1. há gentinha muito estúpida! és inspiração!

    ResponderEliminar
  2. Bem adorei essa prancha, pois eu bem que preciso melhor o meu equilibrio!!

    ResponderEliminar
  3. Que belo instrumento, eu tenho imensa dificuldade em equilibrar-me, se me metesse em cima de uma coisa dessas partia os dentinhos todos, hehe, a minha PT está sempre a dizer 'tens que encontrar o equilíbrio, foca-te no centro do teu corpo, força abdominal' e parece que está a falar chinês, pois não consigo perceber nada..ainda tenho muita falta de consciência do meu corpo, espero alterar isso com o tempo. Tu estás óptima, olha-me só para esses exercícios.

    Quanto ao comentário anónimo, já sabes como estas coisas são, quando começas a fazer mais e melhor és logo alvo de invejas e se o senhor diz que tens as pernas gordas (e eu já te disse várias vezes que não concordo nada com isso) ele que não veja as minhas ahahaha. :) ***

    ResponderEliminar
  4. Tu tens coxas gordas? Oh por amor da santa, esta gente está toda parvinha, só pode. Cagar de alto, pff!
    E bem que me dava jeito ter uma pranchinha dessas!! Parece ser óptima e já nos vídeos do IG fiquei mega vidrada!

    ResponderEliminar
  5. há pessoas muito idiotas, tá óptima não ligue. Eu própria também passei pelo mesmo. Cambada de invejosos/as.Arranjem uma vida.

    ResponderEliminar
  6. não conhecia...gostei :)

    ResponderEliminar
  7. Ah mas que giro!

    Anda toda a gente louca, não percebo esse tipo de comentários. É realmente triste que agora ser saudável seja o mesmo que ser gordo :S
    Enfim!
    Bons treinos e bom fim de semana!

    classy-mode.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Ah mas que giro!

    Anda toda a gente louca, não percebo esse tipo de comentários. É realmente triste que agora ser saudável seja o mesmo que ser gordo :S
    Enfim!
    Bons treinos e bom fim de semana!

    classy-mode.blogspot.com

    ResponderEliminar