Conversas com paladar #1

Apresento-vos então o novo projecto do blogue, algo que já desejava concretizar há algum tempo e que nasce hoje para vocês.

O meu interesse por culinária e nutrição é cada vez mais crescente e isso têm-me permitido trocar ideias e experiências com várias pessoas, portanto porque não juntar o útil ao agradável e trazer até ao blogue todas as semanas, um convidado que irá responder não só a algumas perguntas feitas por mim, como ainda partilhar uma receita.

É este o mote do "Conversas com paladar" que pretende ser um guia descontraído e cheio de boas sugestões na àrea da alimentação e nutrição, feito por pessoas de hábitos e gostos diferentes.


Quem é a Laura?
Sou uma menina (mas já me chamam sra) cheia de sonhos, que aos 18 veio do Porto para Lisboa e que se meteu sempre em demasiada coisa ao mesmo tempo (neste momento, curso de nutrição), mas foi perdendo força pelo emprego que tem.

De onde vem a tua paixão pela nutrição? 
Fui criança de comer pouco, ao ponto do desespero dos meus pais, e sou uma gulosa tardia (mas muito exagerada), e prefiro, de longe, doces a salgados.  Percebi a importância da boa alimentação quando aos 9 tive a primeira “crise” de anemia – o meu organismo não retinha o bom dos alimentos – e em casa a minha mãe sempre teve cuidados: batatas fritas e fritos em geral só quando o “rei fazia anos”. Quando entrei na faculdade as coisas descambaram, sem os cuidados da mamã, comecei a comer cererais em quase todas as refeições e veio a primeira tentativa de ser vegetariana, que, sem acompanhamento médico,  tinha tudo para correr mal, o que acabou por acontecer, mais uma vez devido à anemia. Voltei ao peixe e comia frango uma ou duas vezes por semana até decidir procurar um nutricionista para voltar a ser vegetariana. A minha primeira preocupação foi sempre ser uma vegetariana saudável, ou seja, à minha volta os amigos vegetarianos só comem fritos e porcarias e eu queria fugir a isso. Para além de ser vegetariana há também ingredientes dos quais fujo a sete pés e outros que vieram alegrar os meus dias.

  
Como é a tua alimentação no dia-a-dia? 
Todos os dias bebo um copo de água morna (não, não sabe mal), às vezes com limão, outras vezes simples (depende do estômago); passados 15min estou a tomar o pequeno almoço: 2/3 colheres de aveia com 1 colher de linhaça ou óleo da mesma, iogurte natural (pensem que o magro nem sempre é o mais adequado, na maioria das vezes tem mais açúcar adicionado que o normal) e meia peça de fruta (se quiserem posso partilhar a equivalência de frutas); a meio da manhã e quando não vou ao ginásio, como uma peça de fruta, quando vou, como um iogurte 0% açúcar adicionado e algumas amêndoas. Almoço 2h30 depois: uma sopa de legumes e (metade do) prato é composto por vegetais e o outro dividido entre a proteína e os hidratos de carbono (meninas, como é importante também incluirmos HC na dieta alimentar. Se não querem massa, arroz, etc, experimentem ervilhas, favas, lentilhas, quinoa – que é a maravilha!), o que não devemos é exagerar; faço dois lanches: 2h30 depois uma peça de fruta; 2h depois (do primeiro lanche) um queijo magro e sementes de abóbora ou amêndoas ou avelãs. Janto quase às 21h: uma sopa de legumes e um prato de legumes com ovo escalfado/mexido/cozido e um chá de funcho, que ajuda na digestão.

Um ingrediente pelo qual sejas apaixonada? 
Cacau cru, cereja, maracujá e courgette.

Onde procuras primeiro inspiração ou uma dica de cozinha? Na internet ou em algum livro específico? 
 O querer ser mais saudável já nesta fase adulta veio muito por influência do que se vê na internet nos dias de hoje. Nunca fui do fitness, nem nunca aguentei mais de 3 meses no ginásio e, infelizmente, às vezes precisamos de um incentivo maior do que apenas a nossa vontade e as imagens que inundam os nossos ecrãs todos os dias servem exactamente para isso. O curso de nutrição e a constante procura acerca desta temática levaram-me a visitar diariamente alguns “food blogs” e é onde me inspiro.

Uma música que combina com boa comida? 
O rock&roll combina sempre com boa comida, podia ficar horas a falar nisso (risos).

Uma Mania da Buzz na cozinha? 
Estar sempre a limpar, mas sou um pouco “mãos rotas”.

Qual o teu guilty pleasure? 
Chocolate, mas ando a aprender a controlar.

Uma receita para partilhar: 
Como gulosa que sou, não poderia deixar de partilhar a nutella “homemade” (sem aditivos, sem açúcar)

Ingredientes
1 chávena de avelãs
1 chávena de tâmaras
1 ou 2 colheres de cacau crú em pó
1 colher de mel, caso queiram adicionar algum sabor doce extra
½ chávena de água
Opcional: ½ banana, dá um sabor muito subtil mas delicioso

Como fazer
As avelãs devem ser imersas em água durante a noite, ou, pelo menos, durante 6 horas; quando estivermos prontos para começar, enxaguamos as avelãs e pomos no processador de alimentos com as tâmaras, a água, o mel e o cacau, até obter a consistência desejada (5-10 min).
De seguida podemos armazená-lo num frasco e pôr no frigorifico.

Todas as fotografias são da Laura. Podem conhecer mais sobre ela aqui

10 comentários :

  1. Ooooh <3 obrigada querida. Adorei a experiência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenhas gostado:)

      Eliminar
  2. Que excelente novo projecto :) adoro a ideia!
    A Laura é bastante saudável, eu bem que queria ser assim, mas é muito difícil de entrar.. mas bem, acredito que um dia hei-de chegar lá ;)
    Fiquei de olho nessa receita :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi a receita de burela da Laura pensei logo em ti:-)

      Eliminar
  3. adorei, achei este projeto fantástico e arrancou muito bem. sigo o blog da Laura há bastante tempo e é uma inspiração!

    ResponderEliminar
  4. Mas que delícia de ideia!!

    ResponderEliminar
  5. Adorei este projecto! Só me deu ideias boas :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Tenho que fazer uma Nutela dessas cá para casa!

    http://Styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para quem gosta deste genero de chocolate para barrar é uma sugestão mesmo saudável :)

      Eliminar