A leveza de viver perto da praia

 
Já por várias vezes me perguntaram se não gostaria de viver mais no centro de Lisboa. Estar mais dentro da cidade, ter facilidade de transportes e estar mais perto do trabalho. A minha resposta é sempre a mesma e sem hesitações - Não.

Quando começámos à procura de casa o desejo era comum, viver perto da cidade mas o suficientemente longe para conseguir desligar do mundo e levar uma vida tranquila, e encontrámos sem dúvida a casa perfeita, onde não há stress para estacionar, nem barulho e principalmente de onde vejo o mar todos os dias da janela do meu quarto.

Diga-me o que disserem, para mim não há melhor qualidade de vida do que poder ir para a praia a pé, do que estar a um sábado em casa e sem ter planeado nada dizer - vamos dar ali uma caminhada à praia - e fazê-lo sem ter de pegar no carro. Ou as noites quentes de Verão, em que em poucos minutos podemos apanhar o fresquinho do oceano, enquanto meio mundo se queixa no centro da cidade do calor infernal que se vive.

Há quem me diga que viver deste lado da cidade é péssimo por causa do trânsito. Sim é um facto que o trânsito chega a ser caótico algumas vezes principalmente na auto-estrada, mas felizmente tenho a sorte de começar a trabalhar um pouco mais tarde que a maioria das pessoas, por isso quando vou para o trabalho já praticamente não apanho trânsito, logo não sinto tanto esse stress matinal. 

Para além disso morar deste lado da cidade, faz com que logo pela manhã uma boa parte do caminho se vá colado ao mar, e garanto-vos que não há nada mais relaxante para enfrentar um dia de trabalho do que olhar para o lado e ver este cenário. Talvez seja por isso, que é muito raro encontrarem-me de mau humor de manhã.

Enfim, todos os locais têm as suas vantagens e desvantagens, mas para mim que sempre gostei de estar mais em contacto com a Natureza, saber que a praia fica ali já em baixo é o suficiente, para justificar o porquê de não desejar viver no centro da cidade.

7 comentários :

  1. Eu adoro viver em Lisboa, aliás nem me imagino noutro sítio, mas, o viver perto da praia, foi algo que também me passou pela cabeça (eu que sou apaixonada pela praia e se pudesse passava lá os dias!), no entanto o trânsito também foi algo a ter em conta.. Estar a 5 minutos de qualquer sítio sem trânsito é um privilégio.. Lá está todos os sítios têm coisas boas e más ;) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim Lisboa tem a vantagem de até te poderes deslocar sem carro e chegares a qualquer lado, também foi das coisas que pensei, mas a tranquilidade da vida aqui por estes lado levou a melhor :-)

      Eliminar
  2. Parece que somos vizinhas... apesar de estar só há 4 anos pela grande Lisboa, também não trocava este cantinho por nada!

    ResponderEliminar
  3. Quando vim viver para o centro do Porto confesso que me causou uma certa confusão por estar longe do mar, porque vivi durante 26 anos mesmo mesmo ao lado. Mas olha, teve de ser e adaptei-me bem, mas sinto-lhe falta, isso sinto :)

    ResponderEliminar
  4. Não poderia estar mais de acordo! Sou do norte, mas também eu, moro perto da praia e longe da confusão da cidade (apesar de estar relativamente perto de carro). Já chega o stress do trabalho e da cidade! No final do dia não há nada melhor do que viver num sítio assim. E as viagens também têm outro encanto (também eu de manhã vou para o trabalho durante grande parte do tempo junto ao mar).
    Gostei muito do post :)

    ResponderEliminar
  5. Mudei-me para Lisboa à 4anos e sempre vivi no centro. Agora à dois meses sai da cidade e vim para perto do mar. E apoio tudooo o que escreveste. Adoro Adoro. Sinto-me mais calma, sinto que a vida não passa tão depressa :)

    beijinhos,

    Dani. (vou seguir este cantinho porque me identifico muito)

    ResponderEliminar