Panquecas de aveia com molho de iogurte e frutos silvestres


Uma das grandes mudanças na minha vida este ano foi a alimentação, depois de ter decidido recorrer a uma nutricionista a minha reeducação alimentar foi um grande passo para mudar por completo o que comia e a forma como entendia a comida.

A verdade é que estamos num mês bastante perigoso, o recorrente número de jantares de Natal, seja da empresa ou dos amigos, fazem com que num piscar de olhos se perca o rumo da balança e quando chegamos ao final do ano é normal os desejos rondarem "no próximo ano mudo a minha alimentação".

Este ano visto que já consegui bons resultados desde que comecei a minha caminhada, quis cortar com essa forma de pensar e resolvi levar esta época de festejos não como se fosse um mês inteiro, mas sim apenas 4 dias que é o que são na realidade, portanto decidi abrir guerra aos açúcares e tentações e pela primeira vez na minha vida, chego a esta altura em completa paz de espírito comigo e sem remorsos dos dias que se avizinham (confesso que ouvir da minha nutricionista que estou em grande forma física e por isso posso estar à vontade nestes dias, deu-me um grande ânimo).

No entanto comer saudável, não significa comer coisas sem graça e por isso tenho lido muito sobre receitas saborosas que possa fazer sem sair da boa alimentação e é aqui que entram estas panquecas, perfeitas para tornar qualquer pequeno-almoço mais animado e extremamente saboroso, têm ainda a particularidade de não levar ovos.

Aqui fica a receita para 2 panquecas:

90g de farinha de aveia ou aveia em flocos
6 colheres de sopa de água morna (em substituição de 2 ovos)
2 colheres de sopa de linhaça moída
6 colheres de sopa de leite (eu usei leite magro, mas podem usar de soja)
1 iogurte natural sem açúcar
Frutos vermelhos a gosto
Bagas de goji
2 colheres de chá de açúcar mascavado
1 colher de chá de fermento em pó
Canela a gosto
Mel a gosto

Caso tenha aveia em flocos, triture-a primeiro para que fique picada, se já tiver a aveia em farinha pode usar também (eu usei farinha).

Misture depois a linhaça com a água morna, até que fique consistente, depois junte o leite, farinha, açúcar, fermento e a canela e misture tudo muito bem.

Aqueça uma frigideira anti-aderente e com uma colher grande coloque alguma massa na frigideira espalhando bem, deixe fritar desse lado cerca de 2 minutos mas vá sempre tendo atenção para não queimar, depois vire a panqueca do outro lado  e deixe cozinhar durante mais 2 minutos.

Coloque as panquecas num prato e cubra-as com o molho. 
Para isso basta colocar  o iogurte e os frutos vermelhos numa liquidificadora e bater durante 2 minutos, depois coloque por cima. 

Adicione algumas bagas de goji e se desejar barre as panquecas com um pouco de mel, vai ficar delicioso.

7 comentários :

  1. Lindas, saudaveis e deliciosas! :) Adorei.

    Feliz Natal!!
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. Ando há imenso tempo para experimentar fazer panquecas de aveia! Acho que não passa de amanhã - embora não seja nada natalício! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são deliciosas e quando se tem tempo de manhã sabem mesmoooo bem:-)

      Eliminar
  3. Ai, és um exemplo pá! Não consigo ter essa força de vontade, vou tentando aqui e ali fazer algumas mudanças, mas os erros aparecem sempre, mas pronto... O que interessa é que esta receita além de saudável, tem um aspecto deliiiicioso, vou fazer com certeza :D *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahhahah só tu:-P mas faz sim, são muito saborosas.

      Eliminar
  4. Eu quando faço panquecas normalmente acrescento aveia, mas nem me dou ao trabalho de a triturar, porque acho que fica óptimo usá-la como está. Boa receita :)

    ResponderEliminar