Carta ao Herói




Olá Herói, o meu nome é Vânia e estou a escrever-te para te pedir desculpa.

Sim eu sei que sou um humano, essa raça medíocre que foi capaz de te fazer isto mas não te assustes, podes não acreditar mas entre nós, há pessoas que tentam contra tudo defender-vos, não é fácil acredita....especialmente depois disto.
Quando soube o que te aconteceu comecei a chorar. Estava no trabalho quando li a tua história e uma revolta tão grande apoderou-se de mim, que tive de me esconder na casa de banho e largar um mar de lágrimas cheias de tristeza e indignação.  
Desculpa pela crueldade, desculpa pelos poucos escrúpulos e pelo egoísmo que o ser humano é capaz de ter, desculpa acima de tudo por não haver uma lei mais rígida que olhe para ti e entenda que como ser vivo mereces todo o respeito e defesa possíveis depois deste acontecimento, porque se fosse o contrário, se por algum acaso tu tivesses mordido alguém, a esta hora já estavas pronto para ser abatido.

Confesso-te que ainda hoje me custa a acreditar o que te aconteceu, custa-me a acreditar que alguem é capaz de fazer tanto mal e andar por ai impune, quem sabe até a fazer o mesmo a outro amigo teu. 
Quando tento imaginar o medo, o desespero, a dor que sentiste enquanto tudo acontecia, sinto um nó no estômago, não consigo de forma nenhuma aceitar que em pleno século XXI, com avanços em tantos níveis se continue a falhar em coisas tão elementares como o respeito pelo outro, como o respeito pelos seres vivos e pelo mundo em que vivemos.

Tu que não tens maldade, tu e os teus que amam desmesuradamente, que dão tanto sem pedirem quase nada em troca, que se dedicam e mostram verdadeiramente o que é gostar não deviam em momento algum passar por metade do sofrimento pelo que tu passaste, por tudo isto, desculpa.
É cruel e vergonhoso a capacidade que nós temos de sermos maus, e deixa-me claramente a pensar que os valores se perderam há muito e que o respeito pelos animais nunca foi nem será uma verdadeira preocupação para quem nos governa, porque se assim fosse acredita que as coisas eram diferentes, pois se a justiça realmente funcionasse, quem te fez isto já estava atrás das grades. 

No entanto apesar de não ser fácil não deixes de acreditar em nós, porque ainda há quem se preocupe, quem não fique indiferente ao teu caso e te tenha socorrido, quem está ao teu lado a lutar para que voltes a sorrir, junto de uma família que já está à tua espera e pronta para te mostrar que nem todos somos assim. 

Do fundo do coração desculpa.

P.S: O Herói é um labrador que vivia nos Maxiais, tem 1 ano. Foi brutalmente espancado. Estava acorrentado pelo dono numa rua quando alguém passou e o espancou, com murros, pontapés e pedradas. Uma vizinha que ouviu o barulho chamou a GNR e socorreram o Herói, que foi recolhido pela APPAE. Aos poucos está a recuperar bem e irá ficar na família que o socorreu, podem acompanhar toda a sua história e incrível recuperação no facebook da APPAE. 
A GNR continua à procura da pessoa que foi capaz de fazer este acto de crueldade para com o Herói. Espero do fundo do coração que o encontrem e que se faça justiça num país onde os animais continuam a ser tratados como lixo.

11 comentários :

  1. Isto é tão triste... já sofri na minha pele o que é algo do género acontecer ão meu próprio bichinho e é a pior sensação de todas, o sentimento de impotência, desespero, revolta, nojo... chorei com a tua carta. Adorava que, de certa forma que ele a recebesse.
    Love xx
    http://beautifulnessbyhelendeadly.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Fico doente, de tanta revolta! Desejo, profundamente, que as pessoas que se julgam gente e fazem qualquer abuso aos animais tenha um vida miserável e acabe da forma mais desumana possível. A quem fez isso ao Herói...que sofra, muito, e receba o castigo que merece.

    ResponderEliminar
  3. Que coisa tão horrível :( mas tal como disseste, infelizmente, os animais são mal tratados e não há ninguém, com autoridade, que tente acabar com isto... Podem ser animais (Quer queiramos, quer não acabam por ser 'inferiores' ao ser humano, e o bater a um ser humano acaba por ser mais cruel do que bater a um animal, se bem que eu bateria muito mais facilmente a muito boa gente que conheço do que à minha Mia, como é óbvio), mas para mim quem é capaz de fazer isso a um animal, também o faz a uma pessoa... quem usa a sua superioridade face a um animal e o espanca só pode ser doente mental. Fico desolada saber que há gente assim pelo mundo, mas felizmente também existem pessoas como tu e como as da associação que, com pequenos gestos, ajudam estes pequenos grandes seres.

    ResponderEliminar
  4. Não sei quem teve coragem de fazer uma coisa destas! Mas uma coisa tenho a certeza, devia ser abatido! Se faz isso a um cão indefeso e amigo... O que não será capaz de fazer às pessoas que, por exemplo, lhe digam um simples não!! Atrasado mental!! Espero que o Herói fique bem!! *

    ResponderEliminar
  5. Estas coisas revoltam-me. Mas revoltam mesmo. A essa pessoa estúpida, deviam fazer-lhe o mesmo. E não, não seria exagero. Covardia e desrespeito.

    Gostava que o Herói recebesse as tuas palavras e que, com elas, sentisse o carinho que é capaz de se ter por um animal, que é o que, no mínimo, ele merece. Espero que recupere bem e rápido! :)

    E que não se volte nunca a cruzar com gentinha desprezível como que a deixou naquele estado horrível...

    ResponderEliminar
  6. COMO É QUE É POSSÍVEL??????!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Miserável e cobarde criatura (ou será monstro alienígena?!), capaz de fazer isto a um animal indefeso!!! E a revolta não me deixa dizer mais nada...

    ResponderEliminar
  8. Não sei como há gente capaz de fazer uma crueldade destas

    ResponderEliminar
  9. Pessoas como essas deveriam sofrer muito a vida toda e se possível voltarem como os animais que maltrataram!

    ResponderEliminar
  10. Hummm... vi isto ontem e tive uma grande conversa com o Pedro à noite. Não entendo como isto pode acontecer, muito menos a alguém tão frágil como os nossos pequenos. Ultrapassa-me e revolta-me tanto, mas tnato que só me apetece espancar essas pessoas. Vai dando notícias do pequeno.

    ResponderEliminar
  11. Estou como tu. Vi a história do Herói na página do Facebook do Nuno Markl e chorei tanto, tanto. Agarrei me á minha peluda, que provavelmente não entendeu o porque da dona chorar banho e ranho e não consegui percebi como alguém poderia fazer mal a um ser indefeso. Lamento o meu "francês", mas tem de ser alguém muito fodido daqueles cornos, que nem merece o ar que respira.
    Cheers.
    Andy

    ResponderEliminar