A sorrir é que nos entendemos


Gosto de pessoas felizes, de pessoas que trazem consigo boas vibrações e que quando estamos perto sentimos uma espécie de conforto emocional, gosto sobretudo de pessoas com bagagem e bom conteúdo.

Sou naturalmente uma pessoa feliz e positiva, mesmo que a vida em certos momentos não me tenha sorrido, acabo sempre por encarar tudo com uma relativa facilidade e tento sempre encontrar formas de ver as coisas de uma maneira mais colorida, por isso no geral é raro verem-me a queixar de alguma coisa. 

Não podemos ser todos pessoas felizes claro, ou melhor não podemos ter todos esta forma de encarar a vida, e acredito que há pessoas naturalmente mais melancólicas e que também têm a sua beleza, mas no geral pessoas que estão constantemente a queixarem-se de tudo incomodam-me, sobretudo porque muita gente queixa-se não por necessidade mas por observação da vida alheia, ou seja se o outro têm eu também quero, se não posso ter a minha vida é uma miséria e aos outros é que calha tudo.

E a verdade é que nos últimos tempos, talvez pela crise que o país atravessa há já bastante tempo, as pessoas estão mais assim, mais tristes, com olhares fechados, pouco dispostas a ouvir o outro e até com alguma má educação à mistura. Não sei realmente se é da altura que atravessamos, se é o simples facto de cada vez estarmos mais ligados às novas tecnologias e as pessoas já não saberem como reagir com outro ser-humano cara a cara, mas a verdade é que o mundo que vou observando está mais cinzento, mais distante e menos humano.

12 comentários :

  1. Como te compreendo Vânia.
    Eu ando numa fase má, muito má da vida, mas sei lá... Faço por sorrir, faço por não andar sempre de cara fechada, por não ser dessas pessoas carrancudas que todos os dias vemos pela rua. Já chega de tristesa e de maus humores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ás vezes não é mesmo fácil manter um espirito positivo mas nessas alturas é bom rodearmo-nos de boas pessoas qu ajudam a atenuar um pouco as coisas más:-) Muita força para ti e que a fase má passe rápido:-)

      Eliminar
  2. :( é uma triste realidade... eu tal como tu gosto de encarar a vida sempre com um sorriso e felizmente as pessoas que me são mais próximas também são assim :) tenho pena dessas pessoas que estão sempre a queixarem-se e que nunca estão satisfeitas com nada e que se acham uns mártires da vida, mas enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há pessoas naturalmente mais tristes mas depois há outras que claramente se queixam de barriga cheia e isso é o que enerva mais

      Eliminar
  3. Hoje, pela manhã, ouvi uma notícia de acordo com a qual, os portugueses estão mais solidários. De igual forma, a semana passada (penso) ouvi outra que se centrava na ideia de que os portugueses eram, no seu geral, pessoas felizes. Acredito que a adversidade pode provocar danos enormes, mas acredito também que possa ensinar muito, desde que, claro, estejamos dispostos a desviar-nos do negativismo. Por isso, quero acreditar que estamos mais solidários (as estatísticas assim o comprovam), e que, apesar de tudo, ainda conseguimos ser pessoas felizes! Positivas! Pois é disso que se necessita, positivismo, felicidade! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ouvi a mesma notícia e fiquei super orgulhosa, até a nível de voluntariado subiu (eu como voluntária fiquei mesmo contente com isto). Ultimamente temos tidos também boas cotações tanto do nosso país como especificamente de Lisboa, e penso que isso possa estar a ajudar os portugueses a olharem para o que temos com outros olhos, mas a meu ver acho mais que os portugueses são um povo mais conformado do que propriamente feliz.

      Eliminar
  4. Eu pessoalmente sou muito selectiva nas "companhias" precisamente por isso. Cansa-me estar sempre a ouvir a mesma lengalenga. Todos vivemos situações complicadas, uns mais, outro menos, mas quem mais se queixa é quem menos tem do que se queixar. É a minha opinião.
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Estou contigo. A mim também me incomodam as pessoas que estão sempre a queixar-se de tudo e de todos. E, muitas vezes, os que mais se queixam são os que menos razões têm para o fazer! Olhem, querem motivos para sorrir e nos deixar plenos de orgulho e emoção positiva? Então vejam (ou revejam) a reportagem intitulada "Lisboa é linda" que ontem passou na RTP1, depois do telejornal, da autoria de Mafalda Gameiro! Está no site da RTP. E confirmem, pelo olhar de 4 personalidades (Manuel Alves, António Gamito, Joana Vasconcelos e Cuca Roseta), as razões de Lisboa ter ganho o prémio de melhor cidade da Europa para viagens curtas e estar nomeada para melhor cidade do mundo na mesma categoria! Neste belo dia de sol de outono, encham a alma e vejam esse "poema de amor" à nossa inigualável capital! E, como dizia um dos nossos mestres do sorriso, "façam o favor de ser felizes"! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que publicação tão sentida, tão verdadeira, tão genuína. Partilho de todas as palavras que aqui partilhaste querida Vânia. E é por isso que, todos os dias, me esforço por ser grata. Gratidão; um valor que está acima de tudo. Grata por ter o que tenho, grata por ter pessoas maravilhosas que me acompanham, grata pelo vosso apoio e presença no blog, grata por poder acordar, mais uma manhã, e grata por poder observar tudo, escutar tudo, sentir tudo, apreciar tudo. Grata! E ao ser grata, sorrio. E tento partilhar, dividir e retribuir, com toda a gratidão, todas as pequenas coisas que me fazem feliz. Mesmo em altura menos felizes, menos iluminadas e sombrias que assustam, haverá sempre qualquer coisa que me fará grata. E aí, vou sorrir e perceber que sou feliz.

    Um beijinho, Sara ♥
    http://littletinypiecesofme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Também sinto isso, as pessoas estão cada vez mais frias com o próximo, no próprio dia à dia as pessoas estão egoístas... sinto isso, não sei se é uma "crise" de valores que estamos a atravessar...

    ResponderEliminar
  8. Não me lembro de não ser feliz! Lembro-me claro que de coisas e fases menos boas, mas gosto tanto tanto de viver e de ser feliz que isso vem sempre ao de cima.. :)
    http://allaboutmakemehappy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Temos de tentar ver sempre o lado bom da nossa vida, do nosso dia-a-dia. Os momentos bons e felizes compensam qualquer outra coisa. Claro que há fases piores mas temos de tentar manter sorriso no rosto.
    Este texto está maravilhoso Vânia! Ler isto só me deu vontade de viver perto de ti :)

    ResponderEliminar