Um novo balanço


E após duas semanas infernais de trabalho com horários muito pouco recomendáveis (e sem treinar) estou de volta aqui ao cantinho para fazer o balanço do primeiro mês de plano de treino e reeducação alimentar.

A verdade é que passou um pouco mais de um mês, desde que escrevi este post em que falava sobre o facto de estar realmente preocupada com o elevado valor que a minha massa gorda apresentava, apesar de ter o peso correcto para a minha altura. Confesso que no dia daquela avaliação fiquei um pouco em choque, porque sabia que não era uma pessoa de cometer excessos alimentares portanto não entendia o que estava mal na minha alimentação para isto acontecer.

Foi-me passado um plano de treino personalizado que se revelou infernal nos primeiros tempos e que me mostrou que o meu corpo precisava de novos inputs para acelerar o metabolismo, pois já estava mais que habituado aos exercícios que fazia, no entanto sabendo eu que a alimentação é a base mais importante para um corpo saudável, decidi parar de ler mil sugestões de dietas na internet e procurei ajuda profissional, iniciando assim no dia 2 de Setembro a minha reeducação alimentar.

Percebi finalmente com uma ajuda profissional, que a velhinha história do comer de 3 em 3 horas é mesmo importante e que faz trabalhar o nosso corpo de uma forma maravilhosa, aprendi o que comer antes de um dia com exercício (eu faço de manhã antes do trabalho), e que alimentos devo escolher para as horas do dia que como. 

Aprendi também que tal como tudo, a fruta deve ser consumida com moderação entre 1 a 2 vezes ao dia e em horas proprias,  alarguei o meu conhecimento sobre alimentos e as suas propriedades,  mas o mais importante, não passei fome, não fiquei rabugenta e nunca me senti em restrição com nada (ok, bolachas, doces e fritos estão cortados mas isso é implícito), agora aquela história de que custa horrores e que temos de passar fome, é sem dúvida mentira e tudo porque não estou a fazer dieta  mas sim reeducação alimentar.

No meu post falei que não pretendia perder muito peso, o que me preocupava era a massa gorda, o meu plano alimentar foi feito com base nisso, aumento de massa magra e diminuição de massa gorda, portanto nunca deixei de comer hidratos de carbono, o que mudou foram as quantidades,  mas acabei por perder algum peso de forma saudável e não me sinto mal com isso, portanto após um mês de treinos e de aprender a comer os resultados são:

Menos 3 kg (estou agora com 52.3), menos 3 cms na cintura, barriga e anca e o melhor disto tudo menos 4% de massa gorda estando agora com 25% e aumento de 3% de massa magra estando agora com 37% (o ideal é ter 40%). 
Estou feliz com estes valores, mostram realmente que com esforço e vontade tudo se consegue, e mesmo que custe a ver resultados eles mais cedo ou mais tarde aparecem.

Vou continuar a exercitar-me e a cuidar da minha alimentação, até porque ainda tenho objectivos a cumprir, sendo eles levar a massa gorda entre os 20 e os 22%, aumentar a magra e sobretudo ganhar maior definição corporal. Tenho já um novo plano de treino ainda mais infernal que o anterior, e apesar de vir o frio e a chuva a minha motivação continua alta, portanto...daqui a um mês volto ao assunto esperando novos e melhores resultados.

12 comentários :

  1. Eláááá, parabéns Vânia! Realmente, é só uma pessoa querer e estar motivada para conseguir o que se quer. E a verdade é que para para se perder peso nem tem de passar fome nem deve! Uma coisa importantíssima é saber comer, não só saber o que comer. Eu também tenho de voltar pelo menos às caminhadas. Tenho, tenho mesmo! Beijo grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada, hehhehe. agora o objectivo para o próximo mês é aumentar a massa magra e tonificar muitooooo :-)

      Eliminar
  2. Boa :) parabéns! Vamos lá ver como corre a minha segunda semana, sexta,sábado e domingo foram dias de PURA desgraça, espero conseguir compensar nestes 4! Agora só me falta dedicar ao exercício físico, vamos lá ver! *

    ResponderEliminar
  3. Finalmente inscrevi-me no ginásio e quero mesmo mudar. Posso perguntar-te onde procuraste ajuda profissional?
    http://allaboutmakemehappy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu vou à consulta em oeiras, mas é só pesquisares por nutricionistas ou dietistas e há bastantes opções:-)

      Eliminar
  4. boa semana :)

    https://www.facebook.com/pages/Photo-Addiction/518579531543287

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Gostaria de saber qual o profissional de saúde a que foi, onde é e mais ou menos em quanto fica. Pelos vistos foi uma boa aposta e eu queria também ajuda profissional e com bons resultados. desde já o meu muito obrigada

    Catarina Salgado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá catarina, eu vou a uma dietista em oeiras é perto da minha casa. A primeira consulta paguei 30€ as restantes 10€ :-)

      Eliminar
  6. Epá! Grandes progressos, sim senhora!!! Parabéns! Keep going...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada:-) agora é ganhar músculo que ainda está escasso, heheheh

      Eliminar