Burpees

Hoje venho falar-vos de um poderoso exercício que está inserido no meu plano de treino e que me deu muitas dores de cabeça ao início, os famosos burpees que nos conseguem deixar completamente de rastos muito rapidamente.

Este exercício é bastante completo e considerado de dificuldade elevada, uma vez que é necessária força e resistência para realizar várias repetições e é um dos favoritos para treino militar. 
Os burpees trabalham os músculos dos ombros, braços, peitorais, pernas e a zona abdominal, portanto são dos mais indicados para quem quer trabalhar a barriguinha e outras partes do corpo ao mesmo tempo, no entanto talvez por falta de informação ou conhecimento não são um exercício feito por muita gente, e até mesmo em ginásios é raro ver instrutores a recomendar este treino (excepto a minha que é desmiolada e decidiu torturar-me).

Existem duas variantes de Burpees, a normal onde a pessoa ao ficar em prancha faz uma flexão e regressa acima e a avançada onde ao subir termina-se com um salto, esta última é mais cansativa mas mais completa, eu faço a avançada com 5 séries de 15 repetições cada dando um total de 75 burpees, alternados com outro exercício de saltos que vos falarei mais tarde, são as chamadas super séries e servem para dar picos de energia ao corpo e acelerar o metabolismo. 

É um exercício complicado é verdade, quando comecei este plano há 3 semanas fazia 5 burpees e não conseguia mais, os braços e as pernas falhavam-me e passava para outro, mas se há coisa boa de estarmos motivados e focados num objectivo é que nos desafiamos e depois de muito insistir consegui pela primeira vez a semana passada completar as 5 séries. 

Confesso que era um exercício que me passava completamente ao lado, mas hoje em dia reconheço o seu extremo valor e a diferença que pode fazer ao corpo, portanto o meu objectivo agora é chegar às 100 repetições.

Deixo-vos aqui um vídeo que explica na perfeição como executar as duas variantes de burpees, para que possam aventurar-se neste exercício. Caso aceitem o desafio depois contem-me o que acharam.


6 comentários :

  1. Eu por vezes faço isso nas aulas. Acho que não é muito aconselhado (e eu não gosto dele exatamente por esta razão) que tem que ver com a rápida mudança de centro de gravidade. A mim estas mudanças bruscas fazem-me tonturas, quer tenha comido muito ou pouco. Faço-os, mas normalmente não me pedem a flexão, apenas prancha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. confesso que nunca senti tonturas com este exercício e tenho gostado cada vez mais do desafio que é conseguir cumpri-lo como deve ser:-)

      Eliminar
  2. Devias era experimentar CrossFit que aí fazias muitos ahah.Gosto de exercícios em sequência, mas há vários que não consigo fazer devido ao problema no joelho. Este é um deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já estive a pesquisar crossfit, parece-me interessante e intenso hehehe:-)

      Eliminar
  3. só de imaginar já me está a doer tudo!! vais ficar toda jeitosa pá (aliás, ainda mais!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. este é um exercicio para nos deixar com os "bofes" de fora, mas vale bem a pena, quanto ao jeitosa és uma exagerada mulher:-P

      Eliminar