Animal Life: Alimentação


Antes de ter o Pablo, uma das coisas com que mais preocupei foi saber mais sobre a alimentação e isto incluía não só a melhor comida para ele como preços, e assim que comecei a ver os valores praticados em lojas de animais e veterinários desatei numa grande busca online para encontrar os mesmos produtos mais baratos.

Para mim desde o início sempre foi importante dar uma ração de qualidade ao Pablo, pois uma boa comida é meio caminho para um animal saudável, isto independentemente do animal ser de raça ou não, para mim era completamente impensável dar-lhe comida de supermercado, por isso sabendo que as rações de marca são caras, todas as contas foram feitas ANTES de o ter. Tal como já expliquei em outros posts, estas coisas devem ser bem pensadas antes do animal vir para nossa casa e não depois.

Quanto a marcas, há um variado número de boas marcas disponíveis e aqui acontecem várias guerras, o Pablo come Royal Canin, já li muita coisa má e já li muita coisa boa sobre esta ração: que é só marca, que há melhores, que é tudo uma questão de interesses porque é uma marca vendida nos consultórios, enfim um variado número de coisas que fazem desta marca uma das mais faladas pelos donos de animais.

Mas a verdade é só uma, opiniões todos nós vamos ter, nunca vai haver uma marca consensual, para o Pablo desde o primeiro dia esta foi a opção e até hoje ele é um gato saudável, sem problemas e com um bonito pelo. O Pablo como sabem é um persa e uma das razões que me levou a escolher Royal Canin foi o facto desta marca ter rações específicas para esta raça, que tendo um pelo tão denso e sendo uma raça propícia à obesidade necessita de certos cuidados.

Começou com a Baby Cat até aos 4 meses, depois mudou para a persian 32 e assim que foi esterilizado passou a comer Neutered Young Male uma ração baixa em calorias que procura proteger a zona renal, pois os gatos após a esterilização tendem a ganhar infecções urinárias e obesidade, nos persas estes problemas são ainda mais comuns por isso é importante uma boa ração.

Quanto a rações húmidas felizmente ele não gosta pois sei que tornam as fezes muito mais moles e mal cheirosas, há quem diga que é importante comerem rações húmidas de vez em quando para irem buscar água ao alimento uma vez que os gatos bebem pouca, mas o meu é especial e gosta bastante de beber água. 

Quanto a preços eu mando sempre vir pela net, fica bem mais barato do que comprar cá em Portugal e opto por dois sites o Tiendaanimal e o Megaanimal dependendo das promoções que tenham. Acima de um determinado valor os portes são gratuitos e tanto uma como outra são muito rápidos a entregar as encomendas.

Portanto o importante a reter, é que devemos ter atenção ao tipo de ração que damos aos nossos animais, e procurar sempre o melhor, quanto a marcas há que ler um pouco sobre elas pois no mercado entre Royal Canin, Purina ProPlan, Hill's, Eukanuba encontram-se excelentes opções para cuidar bem dos nossos pequenos.

13 comentários :

  1. Olá Vânia,

    também andei numa guerra para me decidir. A Fu come Royal Canin indoor desde que a trouxe da rua. Adora aquilo e apesar de lhe ter comprado um saco de Royal Canin Fit, ela não achou muitap piada, mas vou misturando. Dizem que a alimentação dos gatos deve ser variada dentro do possível, a ração seca, a húmida, e até a caseira, tudo controlado.

    Antes da minha Fu tive outra gatinha que infelizmente perdi na esterilização e na altura pesquisei sobre rações e descobri a Naturea http://natureapetfoods.com/index.php, que é uma marca portuguesa, não é comercializada em muitos sítios ainda mas a minha Livy gostava, é só à base de proteína por isso tinha que ser misturada com outra. Não sei se já conhecias :)

    Vou cuscar os sites da net que partilhaste.

    Bj
    http://kittensandelephantsss.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheco essa marca, mas vou investigar muito obrigada pela dica:-)

      Eliminar
  2. Tem sido a minha grande preocupação, a alimentação da minha serigaita. Fartei-me de ler sobre o assunto e optei por uma mistura de 3 marcas: Royal Canin, Hills e Schesir. Não sou grande fã da Royal Canin, é cara e não gosto dos ingredientes, além disso é a mais salgada das 3 (sim, já as provei :D). Ela aceitou bem a mistura e quando falha alguma das marcas no mercado, não há problemas.

    Em relação a comida húmida faço os possíveis para que tenha uma dose diária (ninguém me convence que só ração seca é suficiente), entre umas latinhas muita boas da Schesir (80-85% humidade), saquetas da Hills (não gosta das da RC) e peixe cozido. De resto, não papa mais nada, é muito esquisita com comida..
    Apesar da comida húmida, a consistência das fezes dela é normal, firme e sem maus-cheiros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ando com muita curiosidade de experimentar a Hills, tenho ouvido falar mt bem sobre essa ração e gosto da variedade de sabores, numa próxima vez que comprar ração para ele acho que vou experimentar um pouco dessa para ver como ele se dá.

      As rações húmidas já experimentei imensas e ele é mesmo esquisito, não gosta de nada, até peixe cozido feito por mim não come, a única coisa que o tira do sério é fiambre de peru que só come muito raramente, tirando isso é mesmo esquisito.

      Eliminar
  3. é de prezar o cuidado que tens com o teu animal :)

    ResponderEliminar
  4. Oh Vânia, tomara que toda gente fosse como tu e tivesse todos esses cuidados quando trata de adoptar um bichinho, a sério...! :)
    Lá por casa os meus só comem Hills, exactamente por ter uma data de variedade específica a determinadas situações e condições em que os nossos bichinhos estão. Mas também, confesso que os meus gatos são meio esquisitos. Aquelas marcas "normais" de supermercado (Whiskas, Friskies...) torcem o nariz a tudo e mandam-me a mim comer! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tem de ser mafalda, estamos a falar de um ser que vai viver connosco muitos anos e acima de tudo que não pediu para vir para nossa casa, portanto se temos responsabilidade para o ir buscar temos de a ter para lhe dar o melhor :-) whiskas e friskies nunca experimentei dar, assusto-me só de ler o rotulo, hills estou tentada a experimentar :-)

      Eliminar
  5. Lembras-te de termos esta conversa no Starbucks? ahahah, agora relembrei!
    Foi algo que eu e o Pedro sempre tivemos bastante cuidado, a alimentação, especialmente porque os cães precisam de comida com proteína e com o mínimo de aditivos e conservantes possível.
    Vou continuar a achar que na comida se deve realmente gastar algum dinheiro, porque vemos isso no animal e principalmente no seu pêlo. A Roma come Eukanuba e até agora estou bastante satisfeita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e é assim que tem de ser, tal como nós tambem precisamos de nos alimentar bem para evitar problemas os nossos pequenos é exactamente a mesma coisa. A Eukanuba também é uma excelente ração :-)

      Eliminar
  6. O Pablo é lindo e tem um ar extremamente saudável, parece que fizeste uma boa escolha quanto à sua alimentação. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre dei, até agora, a mesma que tu da Royal, mas ontem fui às compras e encontrei uma da Purina Proplan, 10€ mais barata, e comprei-lhe...ela adorou, mas sinto-me um bocado com remorsos lool, achas que fiz mal? Tenho também que perguntar à Vet o que ela acha...a húmida dou, muito de vez em quando, da Purina, mas aquela que se compra no supermercado!

    ResponderEliminar
  8. É pena que nem todos se lembrem que a comida para o seu bichinho é um factor fundamental e que, como tal, acaba por mexer bastante com as contas de uma pessoa. Olha, os meus cães por acaso nunca comeram ração, mas também nunca comeram restos, atenção! lol O meu boxer, quando chegou a nossa casa, vinha raquítico e fomos directamente com ele para o veterinário. Este disse que o melhor para o caso dele, apesar de haver marcas de ração boa, era comer frango ou peru cozido com arroz ou massa. E foi o que comeu a vida toda, assim como o meu cão d'água e o gato, que é o que continuam a comer. E o boxer morreu com 12 anos, que para a raça dele é muito bom (por norma têm uma esperança média de vida entre 8 a 10 anos). O meu cão d'água faz amanha 15 anos. Mas como deves imaginar, andar só a comprar franguinho para os animais, não fica barato.
    Acho que o mais importante, acima de tudo, é adaptar o melhor para cada animal. Se uma pessoa não conseguir dar o melhor (ou lá perto), é preferível nem os ter.

    ResponderEliminar