Cinco curiosidades que não sabem sobre mim parte 2


Em 2012 contei-vos cinco curiosidades sobre mim aqui.
Passado exactamente um ano, decidi voltar a escrever mais cinco. 

1º Conheço muito mal Lisboa: Se vos disser que um dia (vá até ao ano passado) achei que Defensores de Chaves era uma terra acreditam? É verdade pois claro. Conheço pessimamente Lisboa, e a maior parte das vezes quando tenho que ir a algum lado, ou levo gps ou é um caso sério. Mesmo assim estou bem melhor, porque há uns 4 anos só sabia ir da Amadora a Sete Rios e Entrecampos.
No entanto já me consegui perder num caminho tão simples como Parede-Carnaxide...(e isto foi há três semanas).

2º Cuidei da minha avó durante 10 anos: Mais especificamente desde que cegou até ter falecido (eu tinha 21). Pelo meio surgiram Alzheimer e Parkinson, mas como lá em casa sempre tivémos muito medo de lares e não havia dinheiro para pagar um decente, ela ficou entre a nossa casa e a casa dos meus tios. 
Prestei-lhe todos os cuidados desde dar banho, mudar fraldas, ajudá-la a comer, entre outras tarefas que fizeram com que ela nunca tivesse perdido os movimentos, e apesar de não ver nem saber quem eu era, sempre lhe pintei as unhas e fazia-lhe penteados (alguns não eram felizes). 
Durante muitos anos, não tive grandes férias de Verão porque não me podia ausentar durante muito tempo, mas se fosse hoje voltaria a fazer tudo novamente. Por causa de tudo o que vivi e aprendi, todos os anos faço um donativo para a associação portuguesa de Alzheimer. 

3º Quando era miúda tinha uma pancada qualquer com sopa: Portanto sempre que não comia sopa ao almoço e me perguntavam se estava bem, dizia às pessoas que tinha muita fome e que a minha mãe não me tinha dado de comer. Continuo a gostar de sopa, mas já não faço os meus familiares passarem vergonhas. 

4º Aprendi a cozinhar com 9 anos: A minha mãe trabalhava por turnos e eu comecei a ficar sozinha em casa com essa idade, para me entreter comecei a dedicar-me à culinária. Certas coisas não corriam bem, como tentar fazer um bolo num tacho porque não sabia mexer no forno e o tacho queimar. Mas também fiz um jantar romântico de batatas fritas, ovo estrelado e salsichas, que comemos já frio há meia noite quando a mãe chegou do trabalho. 
Curiosidade: tínhamos velas na mesa :-)

5º Liderei um sistema de trocas na escola: Quando estava na primária (7-8 anos), eu e a melhor amiga começámos a trocar coisas, ela dava-me um afia que eu gostava e eu dava-lhe um lápis ou outra coisa. Entretanto outras pessoas juntaram-se e passado pouco tempo toda a turma estava metida nisto. 
O problema foi quando começaram a surgir colares de pérolas, anéis, brincos de ouro e outro material de valor, que passava sempre pela minha supervisão e eu basicamente é que decidia quem ficava com o quê. Correu bem até ao dia em que a minha mãe descobriu um anel que não era dela lá em casa...
O fixe (ou não) é que isto se passou nas barbas da professora sem ela nunca ter percebido nada. 

20 comentários :

  1. Gostei muito deste post e fiquei sem duvida a conhecer um pouco mais de ti e a meu ver um lado muito muito bom! :) Beijinho e boa semana *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pelo carinho Andreia:-) beijinhos e boa semana também para ti.

      Eliminar
  2. Eu adoro sopa. Ainda bem que aprendi a gostar em criança :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é de facto um alimento muito bom, mas o que eu fazia em miúda era muito pateta:-)

      Eliminar
  3. são estes pequenos (GRANDES) detalhes que me dão ainda mais vontade de te conhecer, e felizmente já está para breve ;) ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh agora corei, que elogio bom de ler, e simmmmmmm está quase quase <3

      Eliminar
  4. Este post é lindo ahahah. E olha que há coisas que não sabia sobre ti. A parte da tua avó foi muito tocante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu era muito pateta quando era mais pequena:-) Obrigada pelo carinho. beijinhos****

      Eliminar
  5. Eu também trocava muitas coisas com as minhas amigas na escola :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu acho que era algo normal, mas eu consegui levar quase a um extremo de contrabando, hehehehhe:-)

      Eliminar
  6. Gostei muito deste post e de conhecer mais um bocadinho de ti!

    ResponderEliminar
  7. Sabes que me rio sempre contigo não sabes?;)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. beijinho para ti minha querida:-)

      Eliminar
  8. Lembrava-me bem do primeiro post assim.. Foi um daqueles que não esqueci nunca porque me tocou! Agora? Agora são dois.
    Se um dia me deixares levo-te ao Miradouro da Nossa Senhora do Monte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deixaste-me corada, e terei todo o prazer em acompanhar-te ao miradouro:-) beijinhos grandes

      Eliminar
  9. Mais curiosidades sobre ti que te tornam tão especial. Gostei muito da parte de cuidares da tua avó e fazeres um jantar romântico para a tua mãe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pelo carinho:-) beijinhos grandes

      Eliminar