Leite Creme


Se me perguntarem o meu Top 3 de sobremesas, o leite creme aparece claramente entre os favoritos, sou apaixonada pelo sabor e pelo crocante do açúcar queimado em cima. Sou também muito exigente com esta sobremesa e talvez por isso não o coma em restaurantes, a verdade é que não é muito fácil e requer muita paciência.

Para além disso, gosto do toque caseiro e isso poucos locais o conseguem tão bem como a minha mãe. E se há sobremesa que ela sabe fazer muito bem é claramente leite creme.

E a verdade é que o leite creme lembra-me sempre Natal, e como estamos em plena época natalícia, nada melhor do que começar a semana com uma receita tipicamente portuguesa.

Ingredientes
1 litro de leite
casca de 1 limão
1 ou 2 paus de canela
350g de açúcar
60 g de farinha de trigo
6 gemas batidas

Ferva o leite com a casca de limão e o pau de canela
Numa panela, misture o açúcar e a farinha de trigo e adicione pouco a pouco o leite fervido, até envolver toda a mistura, mexendo sempre. Coloque no lume para ferver até engrossar.
Adicione aos poucos as gemas batidas, leve de novo ao lume sem parar de mexer, apenas 2 minutos para cozinhar as gemas.
Coloque o leite creme numa travessa, e depois de frio espalhe por cima um pouco de açúcar e queime-o com a pá de torrar leite creme.

8 comentários :

  1. Também é uma das minhas sobremesas preferidas... mas na família sou a única! Vou experimentar a receita não tarda! Muito obrigada por partilhares!

    ResponderEliminar
  2. também adoro! E arrependo-me tanto de não ter comprado um maçarico na CASA a 9,90€... nunca mais encontrei!

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca fui grande adepto de leite creme, mas comi um agora em paris e mudei completamente de ideias :) Quentinho então, uma delicia! O teu ficou lindo :)

    ResponderEliminar
  4. adooooooro leite creme, mas sem essências de baunilha ou limão ou coisa alguma, só o puro! e esse açúcar queimado em cima então, ai jesus!

    ResponderEliminar
  5. eu juro q me podia afogar literalmente neste leite creme! :)

    ResponderEliminar
  6. Então temos a mesma preferência:)
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar